Previstas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul estarão autorizadas a partir da próxima quarta-feira, 28. Para a mesma data já estava prevista a liberação do retorno das aulas dos anos finais do Ensino Fundamental.
A decisão foi tomada após debate do Gabinete de Crise nesta quinta-feira, 22, e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), deliberado nesta quinta-feira, 22, pelo Gabinete de Crise.
LEIA MAIS: Estudo indica como vírus se espalha em uma sala de aula
Publicidade
Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação. O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.
Na tarde desta quinta, o Executivo estadual esclareceu que a antecipação vale apenas para as redes municipal e privada, nos municípios em que as Prefeituras decidirem antecipar o retorno. Na rede estadual de ensino, os anos iniciais do Ensino Fundamental poderão voltar somente a partir de 12 de novembro.
O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Veja perguntas e respostas sobre a volta às aulas presenciais na rede estadual
Governador divulga protocolos para a volta às aulas presenciais
Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade