A campanha “MuDá Alimento – quem doa com amor, planta a esperança”, do Projeto Verde é Vida da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), chega ao fim. A ação que teve início em 14 de setembro e se estendeu até o último dia 30, envolveu a troca de uma muda de árvore por um quilo de alimento não perecível. Foram 25 mil mudas distribuídas em todas as filiais da Afubra, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que contribuíram para o recolhimento de 26 mil quilos de produtos que serão distribuídos a entidades assistenciais e posteriormente entregues à pessoas carentes.
Em Santa Cruz do Sul, somente na loja Matriz foram distribuídas 980 mudas e recolhidos 1.159 quilos de alimentos. Uma solenidade na manhã desta terça-feira, 13, com a presença do presidente da Afubra Benicio Albano Werner, do vice Marco Antonio Dornelles, do diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Romeu Schneider e do coordenador Operacional do Projeto Verde é Vida Márcio Guimarães, marcou a entrega das doações aos representantes de quatro entidades assistenciais.
Foram contempladas Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul (Asdisc), Associação de Auxílio aos Necessitados (ASAN), Banco de Alimentos (Núcleo de Porto Alegre) e Liga Feminina de Combate ao Câncer. Cada uma recebeu 290 quilos. Na filial do Arroio Grande, foram distribuídas 300 mudas de árvores e recolhidos 350 quilos de alimentos que serão doados à Copame, na próxima sexta-feira, 16.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto Verde é Vida, da Afubra, é premiado pela Federasul
O presidente da Afubra, Benicio Albano Werner, explicou que a campanha tinha o propósito de atuar em duas frentes. “Além de contemplar o meio ambiente plantando mais árvores também contribuímos trazendo alivio para aquelas famílias que mais necessitam neste período com a pandemia da Covid-19”, afirmou.
Werner avaliou como positiva a campanha, realizada pela primeira vez. “Já fizemos algumas iniciativas, mas eram menores. Estamos muito felizes com o resultado, tivemos uma adesão muito boa e percebemos que muitas pessoas que moram em apartamento e que não tinham nem onde plantar a árvore, contribuíram com a campanha da mesma forma, por ser uma causa social”, destacou.
Publicidade
Parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações recolheu 5 mil sacolas plásticas
Além das lojas da Afubra, a campanha também foi estendida a algumas empresas. Na Gazeta Grupo de Comunicação foram arrecadados 70 quilos de alimentos. A cada três quilos de jornais velhos mais um quilo de alimento, ou 50 sacolinhas usadas para embalar os jornais mais um quilo de alimento dava direito a uma muda de árvore. A troca ocorreu na Casa de Clientes Gazeta, na Rua Ramiro Barcelos, esquina com a Tenente Coronel Brito entre os dias 21 e 30 de setembro.
O gerente de Produto e Inovação da Gazeta, Eduardo Dalla Costa, considerou que além de incentivar o plantio de árvores, a iniciativa buscou uma solução para o problema de logística reversa. “O número de jornais recolhidos foi menor do que o esperado, apenas 30 quilos, até porque muita gente ainda o utiliza para outras finalidades. No entanto, a quantidade de sacolas plásticas chegou a 5 mil”, conta.
“Acredito que apesar dos poucos dias de campanha ela foi muito válida e conseguimos construir um hábito, para que as pessoas deem o destino correto a estes itens. Mesmo com o término da campanha, vamos continuar recolhendo os jornais e as sacolas plásticas”, frisou. Os alimentos arrecadados na Gazeta foram encaminhados à Afubra.
Publicidade
LEIA MAIS: Parceria entre Afubra e Gazeta distribuirá mudas de árvores