A Polícia Civil do Estado desencadeou na manhã desta sexta-feira, 9, a Operação God Father. O objetivo é atingir uma organização criminosa atuante em Venâncio Aires, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Torres e também em Florianópolis/SC.
Foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão em residências particulares e estabelecimentos comerciais, divididos em todos os municípios relacionados. No curso das buscas realizadas nesta sexta, foram apreendidos cerca de R$ 8 mil, um veículo, um fuzil calibre 5,56, duas espingardas calibre .12 e .24 e aparelhos celulares. A maioria dos alvos da operação já possuía antecedentes pelo crime de tráfico de drogas. A ação teve o apoio da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e de seis cães farejadores.
As investigações tiveram início em março deste ano. Foi realizado um minucioso acompanhamento das atividades dos traficantes e usuários, identificando o modo de atuação, de onde a droga vendida era originada e quem a fornecia. Também foram identificadas as formas de aquisição e venda nos municípios da região, além de uma estimativa do valor monetário movimentado pelos indivíduos na ocultação dos valores na aquisição de bens, principalmente pela chefia. Acredita-se que o principal alvo local, o qual comandava a venda de maconha e drogas sintéticas em Lajeado e parte do Vale do Taquari, movimentava cerca de R$ 800 mil por ano. Apurou-se que as drogas sintéticas abasteciam festas de música eletrônica na região. O grupo utilizava serviços de táxi, uber e motoboys para o transporte dos ilícitos e do dinheiro proveniente das vendas.
Publicidade
A operação foi organizada e coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas de Lajeado (Draco), sob o comando do Delegado de Polícia, Dinarte Marshall Júnior.
LEIA TAMBÉM: Apreensão de maconha iniciou investigações sobre organização criminosa
Publicidade