A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) decidiu não retomar as atividades presenciais em 2020. A decisão foi tomada em uma reunião virtual entre a coordenação da Efasc, direção da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) e representantes das famílias dos alunos. As atividades terão continuidade de forma remota, pela internet.
Em nota divulgada pelo educandário, a justificativa para a decisão é a pandemia do novo coronavírus. Conforme o documento, o caráter regional da Efasc, que conta hoje com 107 estudantes, de 11 municípios da região, de aproximadamente 85 comunidades do campo, deixa a instituição “fragilizada, no sentido de haver contaminação entre seus entes”.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz renova parceria com a Efasc
Publicidade
Em relação à presença de pessoas de grupos de risco nas famílias, a escola revelou que aproximadamente 80% dos estudantes moram com os avós na mesma casa ou propriedade, o que, segundo a nota, “reforça a responsabilidade enquanto escola ou instituição”. “Certos de que estamos tomando a melhor decisão, agradecemos a compreensão de todos e ficamos na esperança de que possamos voltar presencialmente em 2021, prezando sempre pela integridade da vida de todas as pessoas que fazem a Efasc e Agefa”, finalizou a nota.
A Efasc fica localizada em Linha Santa Cruz. A nova sede, situada em uma área de 17 hectares dentro da Granja Municipal, oferece toda a estrutura necessária para o ensino, como refeitório, dormitórios, salas de aula, auditório e área agrícola. A mudança aconteceu em setembro do ano passado.
LEIA MAIS: Sem a presença dos alunos, escola agrícola precisou se reinventar
Publicidade