As inscrições para a terceira edição do Festival Santa Cruz de Cinema terminam na próxima quinta-feira, 1º de setembro. O evento ocorrerá totalmente no formato online entre 7 e 11 de dezembro. Até o momento, foram inscritas 512 produções, entre curtas-metragens de ficção (61,3%), documentários (30,9%) e animação (7,8%), contando com a participação de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. O número registrado até agora é menor que o da edição passada, quando 630 filmes foram inscritos.
A gerente do Sesc, Roberta Pereira, destaca que, apesar da redução nas inscrições, a expectativa é positiva. “Por ser um ano atípico, de pandemia, estamos achando maravilhoso o número de participações. Inclusive, supera o Festival de Gramado deste ano.” As obras selecionadas concorrem em 12 categorias. Além dos troféus Tipuana, a novidade para essa edição é a premiação em dinheiro para todas as categorias, totalizando R$ 14 mil distribuídos aos vencedores.
LEIA MAIS: 3º Festival Santa Cruz de Cinema anuncia novidades
Publicidade
A homenageada será a atriz Léa Garcia, atriz marcante na história do cinema nacional nas últimas seis décadas. Já o Prêmio Tuio Becker será destinado aos jovens Filipe Matzembacher e Marcio Reolon – diretores, roteiristas e produtores porto-alegrenses. Em breve a organização divulgará as datas das oficinas e de outras ações oferecidas gratuitamente antes e durante o festival.
O evento, uma realização do Sesc/RS, Unisc e Pé de Coelho Filmes, tem patrocínio da JTI e da Unimed. Mais informações em festivalsantacruzdecinema.com.br.
LEIA MAIS: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon receberão o Prêmio Tuio Becker
Publicidade