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ENTREVISTA

Movimento global congrega empresas a fim de repensar modelo econômico

Hildengard: palestra online na terça-feira

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul promove nesta terça-feira, 29, a partir das 10 horas, a edição de setembro do Café Empresarial, em formato virtual, com transmissão pelo Instagram da ACI. A convidada é Hildengard Allgaier, gerente de inovação e sustentabilidade do Sistema B – movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental.

Criada nos Estados Unidos, a iniciativa tem como objetivo apoiar e certificar empresas que criam produtos e serviços voltados a resolver problemas socioambientais. A condução do painel ficará a cargo de Gabriel Quiliconi, executivo de Relações Governamentais, Institucionais e Sustentabilidade Corporativa da JTI – Japan Tobacco International, também diretor de Sustentabilidade da ACI Santa Cruz.


Com mais de 12 anos de experiência internacional em ambientes de negócios, incluindo consultoria, multinacionais e área acadêmica, Hildengard, que está à frente do Sistema B do Brasil e fica sediada em São Paulo, vai abordar o tema “Novos tempos, novas empresas”. Ela explicará o que são o Sistema B e o movimento Imperative 21, e a relação entre mundo corporativo e impacto socioambiental.

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Hildengard atuou em funções estratégicas, liderando projetos e times nas áreas de sustentabilidade, comunicação e marketing e desenvolvimento de novos negócios na América do Norte, Europa e América Latina. Graduada em Relações Públicas pela Famecos em 2008, é consultora em inovação e sustentabilidade.


O Café Empresarial é uma promoção da ACI Santa Cruz do Sul, com patrocínio de BRDE, Unisc e Gazeta Grupo de Comunicações, e apoio da Padaria Pritsch. Pela atualidade do tema e a curiosidade que gera junto ao público empresarial, Hildengard Allgaier concedeu entrevista exclusiva por e-mail à Gazeta do Sul nessa sexta-feira, 25, mediada pela jornalista Adriana Costa, coordenadora de Comunicação da ACI, na qual antecipa algumas reflexões sobre o Sistema B e o Imperative 21.

ENTREVISTA

Hildengard Allgaier
Graduada em Relações Públicas, consultora de inovação e sustentabilidade, lidera o Sistema B Brasil

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O que é o Sistema B e a que se destina?

O Sistema B é uma comunidade global de líderes que usam seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Atualmente, há um movimento global com mais de 3.550 empresas, em mais de 70 países. Na América Latina, contamos com mais de 630 negócios certificados e no Brasil são cerca de 180 empresas, de todos os portes e segmentos.

O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2006. No Brasil, iniciamos em 2013 com o objetivo de fortalecer empresas que usam a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais. Essa é a proposta das chamadas B Corps (Empresas B, ou seja, “benéficas”); elas são um novo tipo de empresas que usam o poder dos seus negócios para redefinir os mercados e sistemas onde atuam com uma visão multi-stakeholders.

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A Natura foi a primeira empresa de capital aberto a ser certificada com o Selo B. As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. São empresas que buscam ser melhores para o mundo e não apenas as melhores do mundo.

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Como empresas podem se certificar junto ao sistema?

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Nós entendemos que o nosso papel é, além de certificar empresas, disponibilizar a Avaliação de Impacto B (BIA) como ferramenta de gestão. A BIA é nossa ferramenta confidencial, online e gratuita; diagnosticamos como as operações e o modelo de negócio de sua empresa afetam funcionários, comunidade, meio ambiente e clientes. A BIA é gratuita e o único custo que a empresa tem é com a taxa anual de certificação, que pode variar de acordo com o faturamento. Hoje, mais de 100 mil empresas no mundo usam essa ferramenta de gestão.

O que é o Imperative 21?

Imperative 21 é uma campanha que tem como objetivo reinventar o modelo econômico para as gerações futuras. Em setembro de 1970, Milton Friedman, economista vencedor do Prêmio Nobel em 1976, definiu a maximização dos lucros como a meta central do capitalismo. Porém, a longo prazo, fica cada vez mais claro para a sociedade que essa é uma meta insustentável e as empresas precisam ter outros propósitos que não o lucro a qualquer preço.

É nesse cenário que nasce o Imperative 21, coalizão capitaneada pelo B Lab, representado no Brasil pelo Sistema B. Sua primeira campanha, “Redefina o Capitalismo”, foi lançada mundialmente em 13 de setembro, com ações previstas em Nova York, Londres, Washington, São Paulo e outras cidades. Por meio dessa campanha, o Imperative 21 vai mobilizar o empresariado e a sociedade em prol da redefinição do capitalismo. Lançada globalmente, busca atingir mais de 72 mil empresas em 80 países, influenciando cerca de 18 milhões de trabalhadores.

Os fundadores da coalizão global são o B Lab, The B Team, o CECP (Chief Executive for Corporate Purpose), Conscious Capitalism, Coalition for Inclusive Capitalism e Just Capital. No Brasil, a coalizão é formada pelo Sistema B (braço do B Lab na América Latina) e Instituto Capitalismo Consciente Brasil, com apoio da Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Ethos. Mais do que engajar o empresariado nessa causa, o Imperative 21 trará ferramentas, por meio de seu site, para ajudar as organizações a fazer sua parte e contribuir para a criação desse novo modelo de capitalismo.

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