Após vencer o Gre-Nal pela Copa Libertadores, onde alcançou o topo da tabela do Grupo E, o Grêmio buscava a recuperação também no Campeonato Brasileiro, para seguir perseguindo os primeiros colocados na tabela.
A partida deste sábado, 26, foi justamente contra o líder da competição. O Tricolor foi até o Mineirão enfrentar o Atlético Mineiro pela 12ª rodada.
Após sofrer um gol no início do primeiro tempo e outro no início do segundo tempo, o Tricolor descontou com Isaque, mas, em grande partida de Keno, que fez os três gols do Galo, o Atlético fez 3 a 1 na equipe gaúcha, e se isolou ainda mais na liderança do Campeonato Brasileiro.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Atlético Mineiro entrou em campo com muita disposição e velocidade, para ser cada vez mais líder, após o empate em 1 a 1 do vice-líder Internacional na tarde do sábado.
A equipe da casa imprimiu uma grande pressão sobre o Tricolor gaúcho na primeira etapa. O Atlético criava chances a partir das laterais do campo, e aos dez minutos já colhia os frutos de sua atitude.
Publicidade
Após jogada individual, Keno invadiu a área gremista e finalizou. O goleiro Paulo Victor saltou na bola rasteira e conseguiu defender. A arbitragem foi avisada pelo VAR que a bola teria cruzado toda a linha do gol, e o Atlético Mineiro abria o placar nos primeiros minutos.
O Grêmio até tentou responder com Pepê, aos 20 minutos de jogo. O Jogador quase marcou após jogada de Robinho, que cruzou rente ao segundo poste pelo alto, mas Pepê não conseguiu cabecear pro gol.
Depois disso, o Galo Mineiro impôs 20 minutos de pressão frenética contra o time gaúcho. Paulo Victor salvou a cabeceada de Keno aos 23 minutos. Aos 25, Jair arriscou de fora da área após bate-rebate e confusão na área gremista. Aos 30, o lateral Guga arriscou chute após jogada pela esquerda. O Atlético atacava pelos dois lados e causava arrepios na defesa Tricolor com sua velocidade de jogo.
Publicidade
O Grêmio melhorou a partir dos 40 minutos. Aos 41, Darlan sofreu falta na entrada da área do Galo. Robinho bateu por cima da barreira e Everson fez grande defesa, salvando o empate.
Após sofrer grande pressão na primeira etapa e sair atrás no placar, o Tricolor terminou o primeiro tempo brigando pela igualdade no jogo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
A velocidade do do Atlético Mineiro no primeiro tempo não se repetiu no início da segunda etapa. O Grêmio parecia ter voltado melhor para a segunda etapa, mas a igualdade no volume de jogo duraria pouco.
O Galo já estava na frente e seguia perigoso. Aos 5 minutos, Keno apareceu mais uma vez em jogada de velocidade. O atacante recebeu na esquerda, cortou a marcação de Victor Ferraz e soltou a bomba de perna direita na entrada da área. A bola ainda desviou em David Braz, impedindo a defesa do goleiro. O Galo ampliava o placar para 2 a 0 no início do segundo tempo.
Como no primeiro tempo, o Grêmio melhorou após sofrer gol. Aos oito minutos, Robinho cruzou e o goleiro Everson colocou para escanteio. Na cobrança, David Braz tentou desviar mas foi Isaque quem apareceu para completar e diminuir. O Tricolor voltava à disputa com o 2 a 1 no placar.
Publicidade
O jogo voltava a estar equilibrado. O time Mineiro seguia buscando o ataque em velocidade, mas abria espaços para o Tricolor jogar.
Aos 13 minutos, Isaque desperdiçou grande chance de empatar após receber cruzamento de Robinho da esquerda. O atacante cabeceou sem marcação, mas finalizou no meio do gol e facilitou a vida de Everson.
O castigo do Grêmio veio aos 30 minutos. Em uma jogada que começou com o goleiro Everson, o lançamento chegou até o nome do jogo, o atacante Keno, que vive grande fase na carreira.
O jogador recebeu nas costas da zaga e apareceu livre na cara de Paulo Victor, marcando seu terceiro gol na partida: Galo 3 a 1 sobre o Grêmio.
Para buscar os gols e tentar empatar, Renato Gaúcho colocou em campo na segunda etapa Luiz Fernando e Rildo, no lugar de Robinho e Isaque. Antes, Guilherme Azevedo havia entrado no lugar de Darlan quando a partida ainda estava em 2 a 1.
O Atletico Mineiro, do técnico Jorge Sampaoli, continuava atacando o Tricolor. O ímpeto gremista de diminuir a diferença no placar ainda deu chances para o Galo em contra-ataques, mas o placar ficou mesmo no 3 a 1.
Com o resultado, o Grêmio permanece na 13ª posição, com 13 pontos. Já o Galo é líder do Brasileirão com 24 pontos, com três pontos a mais e um jogo a menos em relação ao segundo colocado.
Na 13ª rodada, o Grêmio terá o Gre-Nal na Arena, sábado, dia 3 de outubro, 17 horas. Antes, o Tricolor recebe a Universidad Catolica pela Libertadores na terça-feira, dia 29, pelo Grupo E.
Já o Atlético Mineiro, que não joga a Libertadores, volta à campo contra o Vasco, domingo, no Mineirão.
CAMPEONATO BRASILEIRO
12ª RODADA
SEGUNDO TEMPO: ATLÉTICO-MG 3×1 GRÊMIO
Data e horário: Sábado, 26 de setembro, 21h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN), com Danilo Manis e Vinícius Melo de Lima
VAR: Pablo Ramos Gonçalves Pinheiro
Cartões amarelos: Atlético-MG: Jair; Grêmio: Luiz Fernando
Gols: Keno (Atlético-MG, aos 10min/1ºT , aos 5min/2ºT e aos 20min/2ºT ); Isaque (Grêmio, aos 9min/2°T)
ATLÉTICO-MG
Everson; Guga (Bueno), Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Franco (Hyoran)e Nathan (Allan); Keno, Savarino (Sávio) e Eduardo Sasha (Marrony)
Técnico: Jorge Sampaoli
GRÊMIO
Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan (Guilherme Azevedo), Matheus Henrique, Robinho (Luiz Fernando) e Pepê (Ferreira); Isaque (Rildo)
Técnico: Renato Portaluppi