Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religião

Romaria da Santa Cruz promove missa neste domingo de forma virtual

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Missa ocorre no Seminário São João Batista e terá a presença de apenas 30 pessoas

A Diocese de Santa Cruz do Sul realiza nesta semana as atividades da 19ª Romaria da Santa Cruz. Neste ano, a temática da tradicional programação religiosa é Recebe o Espírito Santo, o dom de Deus. Diferente de edições anteriores, a programação, que foi dividida em três etapas, teve início na noite da última quinta-feira, 10, com uma live sobre o Ministério da Cruz, realizada pelo pároco Érico João Hammes. Na noite de sexta-feira, 11, ocorreu a Via-Sacra, coordenada pelo Seminário Propedêutico Interdiocesano de Santa Cruz.

O ponto alto acontece neste domingo, 13, com a celebração da tradicional missa no Seminário São João Batista, às 9 horas, presidida pelo bispo dom Aloísio Alberto Dilli. Por causa da pandemia, para evitar aglomerações, foi suspensa a caminhada de dois quilômetros que partia da Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, até o Seminário São João Batista. Com isso, apenas 30 pessoas poderão participar da celebração da missa – padres da Comarca de Santa Cruz, equipes de animação da Comunidade Santo Inácio e responsáveis pela liturgia da Catedral São João Batista. A transmissão será pelo Facebook e YouTube da Diocese de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Começam atividades da Romaria da Santa Cruz; confira a programação

Publicidade

O assessor de imprensa da diocese, pároco Roque Hammes, esclarece que durante a celebração nenhum ato religioso será realizado em outras paróquias, nem mesmo na Catedral São João Batista. “Não haverá missas nas comunidades no domingo pela manhã. A intenção é que todos os fiéis possam assistir de suas casas à transmissão e fazer suas orações”, disse. Neste dia e durante todo o mês de setembro, o pedido é que a comunidade oferte um quilo de alimento não perecível ou um produto de higiene, que será distribuído às famílias mais carentes das 51 paróquias da diocese. A contribuição, conforme explica Hammes, “é uma das concretas formas de mostrar a solidariedade com o Cristo pregado na cruz e vivo nos irmãos mais necessitados”. “Se não podemos caminhar e carregar a cruz, vamos, por meio de uma doação, livrar da fome aqueles que necessitam”, afirma.

Bom Sinésio completa 86 anos

O bispo Emérito de Santa Cruz do Sul, dom Sinésio Bohn, completou 86 anos nessa sexta-feira, 11. Na mesma semana, no dia 9, também celebrou 43 anos de ordenação episcopal. Antes de ser nomeado sucessor do bispo dom Alberto Etges na Diocese de Santa Cruz do Sul, em 1986, onde permaneceu até 2010, ele havia sido bispo auxiliar em Brasília, em 1977. Já em 1980, foi bispo da Diocese de Novo Hamburgo, onde permaneceu por seis anos. Ao longo da semana, o religioso, que reside na Casa Amparo Fraterno, em Linha Santa Cruz, recebeu os cumprimentos da equipe da diocese. Em junho, após sofrer uma queda ao levantar da cama, dom Sinésio fraturou a bacia e precisou passar por cirurgia. Segundo o pároco Roque Hammes, ele se recupera bem do acidente doméstico e seu quadro de saúde atual é estável.

Publicidade

Dom Sinésio foi bispo em S. Cruz de 1986 a 2010

LEIA MAIS: Romaria da Santa Cruz ocorre em setembro e será online

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.