Muito associado com tabagismo e doenças de coração, o aneurisma é a dilatação que pode acontecer nas nossas artérias com o passar do tempo, sendo o mais comum o da artéria aorta abdominal – principal vaso da barriga.
Esta doença tem maior risco de acontecer em homens, após os 45 anos de idade e quando possuímos casos na família. Pressão alta, doenças inflamatórias e tabagismo aceleram a piora da doença, fazendo com que o aneurisma aumente mais rapidamente ao longo dos anos.
Na grande maioria das vezes não há sintoma nenhum. O grande problema é que o primeiro sinal do aneurisma pode ser o seu rompimento, causando a morte de 9 a cada 10 pacientes. O risco de rompimento está muito relacionado ao tamanho da dilatação. Quanto maior o diâmetro, maior o risco.
Nos casos em que o aneurisma não rompe e continua crescendo, pode causar dor abdominal, dor nas costas e sintomas urinários devido a compressões dentro da barriga. Portanto, este é um problema grave, que muitas vezes representa uma “bomba-relógio”, e seu diagnóstico precoce é de grande importância.
O diagnóstico é simples e com baixo risco, bastando uma avaliação do cirurgião vascular e uma ecografia com Doppler bem feita. O tratamento só é indicado em certos tamanhos e tipos de aneurisma e o cateterismo, tratamento de escolha, feito quando há risco real de rompimento.
Se você fuma, já fumou ou possui histórico familiar de aneurisma na aorta abdominal, faça um check-up com o cirurgião vascular.