Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pesquisa Sinepe

83% das escolas particulares já retornaram às aulas

Depois de algumas tentativas frustradas pelo impasse judicial, os estudantes do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, puderam finalmente retornar às atividades presenciais

Levantamento realizado pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/ RS) nessa semana com 169 instituições de ensino privado aponta que 19% das escolas retornaram às aulas presenciais na quarta-feira, 28. E a maioria, 63%, recomeçou as aulas nessa quinta-feira, 29. Já 3% dos que responderam à pesquisa retornam nesta sexta-feira, 30, e 10% na próxima segunda-feira. Os outros 5% informaram que voltarão nos dias 5 e 10 de maio. Na maioria das escolas (83%), o retorno está sendo gradual, começando pela Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

LEIA TAMBÉM: Aulas presenciais devem ser retomadas em 3 de maio nas redes municipais de ensino

Outro dado levantado na pesquisa é com relação ao formato de atendimento aos alunos, considerando a limitação de estudantes por sala de aula: conforme as regras do governo do Estado é preciso ter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada classe. Segundo a pesquisa, 28% das instituições terão condições de receber todos os alunos na escola para as aulas presenciais e 36% somente em algumas turmas. Já em 29% das instituições terá que ser adotado o sistema de rodízio em todas as turmas em função da limitação do espaço físico, ou seja, uma parte da turma vai à escola em um dia e uma parte, no outro.

Os alunos que ficam em casa seguirão com o ensino remoto. No levantamento, 7% das instituições não responderam a essa questão. “Um pouco menos de um terço das escolas conseguirá receber todos os alunos num mesmo dia em função dessa limitação. E essa não é uma realidade somente do Rio Grande do Sul. Em todos os Estados em que as aulas já retornaram existe regra de distanciamento entre alunos ou percentual de limite de estudantes em sala de aula”, ressalta o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.