O projeto Palco do Saber, a olimpíada de conhecimentos, chega a sua sétima edição neste ano. A competição educacional envolve estudantes do 9º ano da rede pública de Santa Cruz do Sul. As escolas interessadas em participar devem fazer o cadastro no site palcodosaber.com.br, onde também está disponível o regulamento da competição. Para se inscrever, basta acessar o caminho “Santa Cruz do Sul – Ensino Fundamental”. Cada instituição pode confirmar de três a oito duplas. O prazo final é 5 de julho.
No ato da inscrição, as escolas deverão informar nome da instituição, do diretor e de quem ficará responsável pela participação dos alunos, bem como e-mail e telefone dessas pessoas. Também deverão constar informações sobre o número de duplas participantes na fase eliminatória e o nome completo dos estudantes que vão disputar a primeira etapa.
LEIA MAIS: Palco do Saber: a maior olimpíada de conhecimento do Vale do Rio Pardo
Publicidade
Após o encerramento das inscrições, inicia-se o período de validação das questões temáticas e composição do cronograma, que é dividido em três fases. O agendamento das classificatórias será em julho. As classificatórias ocorrerão entre 2 de agosto e 31 de outubro nas escolas. Nessa etapa, as duplas disputam uma vaga para representar o educandário na final da competição, que acontecerá em novembro no auditório da Unisc. A premiação para as duplas, nas eliminatórias, será em medalhas. Na grande final, serão premiadas as três primeiras duplas que obtiverem mais pontos, professor e escola da dupla campeã.
No ano passado, o projeto foi suspenso em razão do cenário pandêmico. O gerente de eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, destaca que em 2021 o Palco do Saber seguirá todos os protocolos sanitários. “ Com a retomada das aulas presenciais e a devida aprovação do Centro de Operações de Emergência para a Educação Municipal (COE) de Santa Cruz do Sul, adequamos a realização do projeto e seguiremos todas as orientações de distanciamento e protocolos sanitários para garantir a segurança dos alunos e professores.”
Conforme Marques, a expectativa é bastante positiva, pois a cada ano os alunos estão mais preparados para participar. “Houve uma melhora significativa no percentual do número de acertos das respostas nos últimos anos. Percebese que, após a segunda edição do Palco do Saber, houve um maior engajamento dos alunos em função de ser uma olimpíada. Acredito que, como ferramenta pedagógica, o projeto ajudou e ajuda bastante nesse sentido”, ressalta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ernesto Alves vence o Palco do Saber na etapa ensino médio
Cumprindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento, o evento fez algumas adequações. Confira o que mudou:
Como participar
Publicidade
As escolas públicas interessadas em participar devem ficar atentas ao prazo. Elas têm até o dia 5 de julho para confirmar a adesão. A inscrição é feita no site do projeto, no link “Santa Cruz do Sul – Ensino Fundamental”. Cada colégio receberá por e-mail seu login e senha para acessar o sistema, completar seu cadastro e inscrever no mínimo três e no máximo oito duplas.
Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia, a Fundação Gazeta, com o intuito de motivar e incentivar os alunos a estudar, criou o aplicativo Palco do Saber. A ferramenta para download gratuito tem versões para as plataformas operacionais Android e IOS. O app utiliza o banco de questões com conteúdo pedagógico das quatro áreas do conhecimento utilizado nas classificatórias nas escolas e tem um teste de autoconhecimento. Para baixá-lo, é preciso utilizar os links abaixo:
Download Android (Play Store) – clique aqui
Publicidade
Download IOS (Apple Store) – clique aqui
Na última edição do Palco do Saber, em 2019, 49 escolas públicas participaram. Destas, 41 instituições eram de Santa Cruz e oito de Venâncio Aires – foi a primeira edição do projeto na Capital Nacional do Chimarrão e a sexta em Santa Cruz. Em ambos os eventos, houve o envolvimento de 10.742 alunos (interagindo ou assistindo). No total, desde a primeira edição, em 2014, o alcance do projeto chegou a 42 mil alunos.
O Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta. O suporte pedagógico é da Secretaria Municipal de Educação, 6ª CRE e Unisc. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações e o patrocínio é do Município de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Manuela e Ana Luiza são as campeãs do Palco do Saber
This website uses cookies.