A edição da Gazeta do Sul do fim de semana de 29 de fevereiro e 1º de março de 2020 trouxe, na página 11, o primeiro texto de uma nova seção então introduzida pelo jornal, “A Gazeta Esteve Lá. Por Você”. Oito meses e meio depois, aquela iniciativa editorial chega ao fim com a publicação deste fim de semana, dias 14 e 15 de novembro. Tudo porque esse projeto surgira em homenagem aos 75 anos da Gazeta do Sul, comemorados em 26 de janeiro, pouco mais de um mês antes daquela primeira edição, ao final de fevereiro. A proposta era promover uma ampla e prolongada viagem no tempo e no espaço rumo a eventos, cidades, acontecimentos ou projetos nos quais a Gazeta do Sul esteve, com suas equipes de profissionais, ao longo de suas sete décadas e meia de existência.
“Com esse esforço, imaginamos que nossos leitores, que já nos acompanham ao longo de décadas, muitos como assinantes e outros por terem acesso ao jornal sob diferentes formas, pudessem gostar de recordar dessas reportagens especiais e de tantos fatos que narramos e registramos nas últimas décadas”, comenta o gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling. Ele próprio esteve em muitas das demandas ou das reportagens, eventualmente na companhia de fotógrafos e outros colegas jornalistas, dentro e fora do País. Foi o que assinalava aquela primeira edição, em que se detalhava a cobertura da COP 6, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, realizada em Moscou, na Rússia, em 2014, e à qual Beling compareceu em nome dos veículos da Gazeta.
LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: nas eleições dos últimos 75 anos
Publicidade
Sempre com colunas sendo inseridas nas edições de quartas-feiras e de final de semana, ao longo dos meses os leitores foram convidados a relembrar de eventos, fatos esportivos, shows artísticos e culturais, palestras de autoridades nacionais e internacionais, artistas dos mais diversos países e temas relevantes da rotina em sociedade em Santa Cruz do Sul, no Estado, no Brasil e no mundo.
E assim a série culmina, em pleno final de semana de eleições municipais (o que sequer poderia ter sido previsto no início do ano, porque a pandemia nem havia se imposto na realidade brasileira e, em condições normais, o pleito teria ocorrido em outubro). Mas, diante disso, não poderia ser outro o tema da última coluna a não ser a cobertura eleitoral que a Gazeta fez ao longo de 75 anos.
LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na entrevista com Antonio Skármeta
Publicidade
This website uses cookies.