Provavelmente você já ouviu que gravidez não é doença e isso é realmente verdade, porém ela pode se tornar um problema quando não recebe a devida atenção. Ter uma gravidez saudável vai garantir que não apenas a mãe evite problemas de saúde, como também o bebê.
Os cuidados devem começar desde o momento em que se descobre a gestação e deve continuar até após o nascimento da criança. Mas como fazer isso de forma correta? Veja algumas dicas:
- Faça o pré-natal
O pré-natal é o acompanhamento de toda a gestação e deve ser realizado por um médico. Assim que descoberta a gravidez, ele deve começar o quanto antes para que a mulher receba todas as orientações e realize os exames necessários.
Publicidade
Essa etapa é muito importante e nessa hora vale a pena ter um plano de saúde para gestantes, mas se você não possui condições, pode fazer o acompanhamento pelo SUS, pois é direito de toda mulher.
- Cuide da alimentação
É preciso se atentar a alimentação, pois ela precisa ser equilibrada para fornecer ao bebê todos os nutrientes que ele precisa para se desenvolver bem.
Além disso, a mulher vai precisar controlar o peso para não engordar demais e sofrer complicações de saúde, ponto no qual a alimentação vai contribuir.
Publicidade
- Pratique atividades físicas
As grávidas precisam continuar ativas mesmo durante a gestação, porém os exercícios devem ser adequados para cada etapa. As atividades vão ajudar a suportar melhor o peso da barriga e ainda controlar o aumento do peso.
Na hora de escolher os exercícios, conte com a ajuda de um profissional que irá indicar o melhor para o seu caso, sendo os de baixo impacto.
- Não use remédios sem indicação do seu médico
A automedicação já é perigosa sem que a mulher esteja grávida, nesse período então a situação só se agrava. Não deixe de ficar atenta ao acompanhamento médico na gravidez e mesmo que não tenha um plano de saúde para grávidas, procure o posto de saúde mais próximo.
Publicidade
Se precisar tomar algum medicamento, converse com o seu médico antes para que ele avalie se existe algum risco tanto para a mãe como para o bebê.
- Gravidez saudável e álcool não combinam
Consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez é extremamente proibido porque pode contribuir para problemas na formação do bebê que futuramente podem impactar na sua aprendizagem. O uso do tabaco também não é indicado, podendo aumentar a possibilidade de um aborto espontâneo ou de o bebe nascer prematuro e abaixo do peso.
- Evite banhos quentes
Tomar banhos muito quentes ou frequentar saunas pode fazer com que a pressão caia pelo excesso de calor e abafamento e com isso a mulher pode sofrer desmaios. Por isso, prefira os banhos mornos e com ambientes ventilados.
Publicidade
- Use hidratantes
Durante esse período é normal ocorrer transformações no corpo da mulher e uma delas é a distensão da pele, principalmente na barriga. Os hidratantes ajudam a deixar a pele macia e ainda previnem estrias.
Para garantir uma gravidez saudável, siga essas dicas e sempre converse com o seu médico sobre outros cuidados que precisam ser adotados.
Publicidade