A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação realizou na tarde da última quarta-feira, 7, mais uma palestra do 6º Ciclo de Conferências Unisc. A explanação, que contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Rosane de Moura Valim e que reuniu dezenas de docentes e estudantes ocorreu no Auditório do Memorial da Universidade. Nesta edição, quem orientou o debate e compartilhou seus conhecimentos foi o pesquisador do CNPq (PQ2) e líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação, Luís Felipe Machado do Nascimento. O tema abordado na discussão foi Inovação e Sustentabilidade Social.
Nascimento apresentou um histórico da aplicação do conceito de sustentabilidade ao longo das últimas décadas até os dias de hoje. “Eu vejo uma relação direta entre a inovação e a sustentabilidade”, apontou, referindo-se a ideia de que a sustentabilidade exige inovação, ao passo que a inovação deve estar alinhada ao conceito de sustentabilidade. “A inovação é a abordagem capaz de tornar projetos e o desenvolvimento regional como um todo, mais sustentável”, explicou.
“Inovação e sustentabilidade caminham juntas rumo à transformação da realidade. Para transformar é preciso inovar. Quando falo em transformar, não me refiro somente a pegar um produto e promover melhoramentos nele, mas sim, à dinâmica de, por meio da inovação, criar mecanismo que o tornem mais sustentável”, expôs.
Publicidade
Durante sua fala, Nascimento trouxe exemplos de iniciativas e experiências bem-sucedidas que visavam à inovação e a sustentabilidade, nas cidades de Porto Alegre e Florianópolis. “Santa Cruz do Sul tem potencial para desenvolver projetos semelhantes aos apresentados”, disse. Conforme ele, para esse tipo de movimento ocorrer, é preciso a participação de vários agentes, como o poder público, universidades, etc. “É preciso também contarmos com gente mais jovem e determinada a mudar as coisas, a mudar o mundo como ele se apresenta”, destacou.
Eduardo Cunha, 20 anos, Eduarda Finatto, 19 anos e Camila Muslu, 18 anos, estudantes do 3º semestre de Engenharia Ambiental, fazem parte do grupo de jovens que têm a ambição de mudar as coisas. Os primeiros passos já estão sendo dados, ao procurarem por caminhos como os apontados por meio de inciativas como o Ciclo de Conferências Unisc. “Achamos o tema muito interessante e relevante, em especial, devido ao curso que escolhemos. Por isso, não deixamos de vir”, contou Cunha.
Publicidade
This website uses cookies.