Educação

6ª CRE fará parte de projeto educacional do governo do Estado lançado nesta terça

O governo do Estado, por meio de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, lançou na manhã desta terça-feira, 26, o programa Jovem de Futuro. O seminário de lançamento está sendo realizado no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul e foi aberto pelo governador Eduardo Leite, a titular da Seduc, Raquel Teixeira, e o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. O evento faz parte de uma série de ações que vão ocorrer ao longo dos próximos oito anos.

Criado em 2007, o Jovem de Futuro atua em parceria com secretarias estaduais de Educação, implementando uma metodologia de gestão educacional para o avanço contínuo da educação. O intuito é ampliar a permanência e melhorar o desempenho de estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. O Rio Grande do Sul se junta a outros dez Estados que já executam as ações desenvolvidas pelo Instituto Unibanco.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Emei Aliança vão ser atendidos em novo local

Publicidade

Leite exaltou o processo de construção e aperfeiçoamento do capital humano e todo o trabalho que precisa ser feito pelos profissionais da educação para alcançar esse objetivo. “Algo que deve ser maior para todos nós é a construção do futuro do nosso Estado, e para fazê-la melhor, ela passa fundamentalmente pelo capital humano que nós vamos construir desde já, todos os dias, nas nossas escolas”, afirmou.

“São os profissionais da educação que constroem isso. E não é uma tarefa fácil, que exige o amor, o carinho e o apreço pela missão que escolheram. Tem que ter coração, ter alma. Mas também precisa ter metodologias, processos, gerenciamento que deve ser feito para que possamos observar o caminho a ser trilhado e chegar no objetivo que se deseja”, acrescentou o governador.

LEIA TAMBÉM: Escola ensina sobre educação financeira na ‘ponta do lápis’ no interior de Santa Cruz

Publicidade

Com o programa, o Estado espera melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual, implementando a metodologia Circuito de Gestão, estruturada em cinco eixos: governança e gerenciamento, monitoramento e sistemas, formação e mobilização, gestão de dados e conhecimentos, assessoria técnica e sistematização. Também serão realizadas formações de profissionais e assessoramento técnico para diretores, equipes pedagógicas e servidores da equipe central e das coordenadorias regionais de educação (CREs).

Para a titular da Seduc, Raquel Teixeira, apesar de o Estado apresentar um bom índice individual de preparação dos educadores, os dados ainda demonstram desafios relativos ao rendimento dos estudantes. 

LEIA TAMBÉM: Educação preventiva: projeto debate o trânsito nas escolas de Santa Cruz

Publicidade

“Eu penso que essas excelências individuais dos professores precisam de uma maior coesão como sistema. Precisamos implementar uma política pública que seja cascateada do órgão central para as regionais e as escolas, fazendo chegar no aluno. Esse processo tem que considerar a Secretaria da Educação, as coordenadorias regionais e as escolas como os principais pilares sobre os quais a aprendizagem é formatada. Precisamos fortalecer esses laços e não poderia haver parceria melhor do que a que iniciamos hoje. Excelência não é um ato, é um hábito. Então, estamos trazendo a excelência para uma rede que já é grandiosa”, declarou Raquel.

Segundo o superintendente do Instituto Unibanco a cooperação com a secretaria tem como objetivo ir além de possibilitar uma boa gestão. “O instituto vem fazendo uma parceria em torno dessa agenda da gestão, para adensar de forma consistente e resiliente as competências técnicas, de forma a ter uma visão coerente e integrada entre as coordenadorias regionais e as escolas até chegar na sala de aula. Nós precisamos focar em duas preocupações básicas: manter os jovens na escola e que todos aprendam. Mas também temos a missão de ajudar cada jovem do Rio Grande do Sul a poder sonhar”, afirmou Henriques.

A primeira fase da implementação do programa ocorrerá em 20 CREs, que foram selecionadas por meio de um sorteio e abarcam um total de 696 escolas da rede estadual de ensino. As seguintes regionais foram escolhidas para iniciar o Jovem de Futuro em 2024:

Publicidade

  • 1ª CRE – Porto Alegre
  • 2ª CRE – São Leopoldo
  • 5ª CRE – Pelotas
  • 6ª CRE – Santa Cruz do Sul
  • 9ª CRE – Cruz Alta
  • 10ª CRE – Uruguaiana
  • 11ª CRE – Osorio
  • 14ª CRE – Santo Ângelo
  • 17ª CRE – Santa Rosa
  • 19ª CRE – Santana do Livramento
  • 20ª CRE – Palmeira das Missões
  • 23ª CRE – Vacaria
  • 24ª CRE – Cachoeira do Sul
  • 25ª CRE – Soledade
  • 27ª CRE – Canoas
  • 28ª CRE – Gravataí
  • 32ª CRE – São Luiz Gonzaga
  • 35ª CRE – São Borja
  • 36ª CRE – Ijuí
  • 39ª CRE – Carazinho

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.