Categories: Regional

6ª CRE considera ocupações estudantis como situação preocupante

Com três escolas estaduais de Santa Cruz do Sul ocupadas por estudantes até o momento – Rosário, Polivalente e Goiás –, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) vê a situação com preocupação. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, disse que, das 105 escolas que fazem parte da área de abrangência da coordenadoria, 95 estão com atividades normais. “Temos dez escolas parcialmente paralisadas. De 2930 professores, 57 estão em greve, assim como de 752 funcionários, nove estão paralisados”, divulgou Moura.

Ele informou que a Escola Nossa Senhora do Rosário contabiliza 483 alunos, a Escola Estadual Willy Carlos Fröhlich (Polivalente) tem 864 alunos e a Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás possui 1023 estudantes matriculados. “Percebemos, então, o inverso. São os alunos ocupando as escolas, liderados por movimentos estudantis. É um movimento bastante atípico levando em consideração as outras greves”, ponderou o coordenador.

“Temos enviado para as escolas todas as orientações recebidas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mas acredito que não estamos tendo muito sucesso, pois, mesmo com as orientações, as ocupações seguiram”, disse Moura.

Publicidade

Ele afirma que, dentre as orientações repassadas aos estabelecimentos de ensino, consta que, no momento em que a direção verificar que alunos participam de ocupações, deve imediatamente contatar o conselho tutelar e convocar os pais, caso haja menores de idade. “É preciso que os estudantes tenham em mãos um documento que comprove a ciência dos pais sobre o aluno estar participando da ocupação”, informou o coordenador da 6ª CRE.

Na tarde da última sexta-feira, 20, os representantes da coordenadoria reuniram-se com a promotora da Educação, Vanessa Vargas, e levaram os relatórios das situações que as escolas disponibilizaram. “A promotora nos informou que nesta segunda-feira haveria uma reunião em Porto Alegre com outros promotores educacionais para discutir como o Ministério Público, junto com a CRE, vai mediar essas situações dentro das escolas”, acrescentou o Pinho de Moura.

As cidades com registro de greve do magistério da região da 6ª CRE são Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária. Conforme o coordenador, as escolas dos municípios restantes trabalham normalmente.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.