Se Santa Cruz do Sul vivenciou três semanas seguidas de animação por conta da 37ª Oktoberfest, cuja programação se estende até este domingo, a comunidade mal terá tempo de curar a ressaquinha depois do chope para logo emendar com a agenda cultural seguinte. E que agenda! Vem aí, entre esta segunda, 24, e sexta-feira, 28, nada menos do que o 5º Festival Santa Cruz de Cinema, mantendo a cidade no circuito dos eventos de expressão nacional.
A estrela da edição, em par com os 18 filmes selecionados na Mostra Nacional, além dos seis da Mostra Olhares Daqui, que disputam o troféu Tipuana em diversas categorias, é a atriz Júlia Lemmertz, a homenageada. Ela simboliza a visibilidade que as produções cinematográficas proporcionam, firmando-se no imaginário de gerações. E, de certo modo, avaliza um evento que, no quinto ano de realização, projeta também as produções do cinema local e regional para outros centros.
LEIA TAMBÉM: 5º Festival Santa Cruz de Cinema: Prêmio Tuio Becker vai homenagear o ator Júlio Andrade
Publicidade
Aos 59 anos, Júlia Lemmertz Dias é mais uma gaúcha a levar o nome do Estado para o País e para o mundo graças à aparição nas telas (da TV e do cinema) e nos palcos. Ela estará em Santa Cruz entre quinta-feira, 27, e sábado, 29, para homenagens durante a programação do festival, num reconhecimento a uma carreira de mais de 40 anos, como recordou em entrevista exclusiva aos comunicadores Maria Regina Eichenberg e Leandro Porto, no programa Rede Social da Rádio Gazeta FM 107,9, na última quarta-feira, 19.
Filha dos também atores Lilian Lemmertz e Lineu Dias, mãe de Luiza (com o produtor Álvaro Osório, com quem se relacionou entre 1986 e 1990) e de Miguel (com o ator Alexandre Borges, com o qual foi casada entre 1993 e 2015), Júlia é porto-alegrense, tendo sido criada em Capão da Canoa, e está radicada no Rio. A presença dela no cinema, na televisão, em novelas e séries; e nos palcos se estendeu por dezenas de títulos, desde 1981.
LEIA TAMBÉM: Vencedores do 5º Festival Santa Cruz de Cinema serão conhecidos no final do mês
Publicidade
Naquele ano, por volta dos 18 anos, estreou em Os Adolescentes, telenovela de drama adolescente (na linha de Malhação), exibida na Band naquele ano e no seguinte, em 135 capítulos. Fez a personagem Bianca (Bia). A partir de então, acumulou papéis, com cada vez mais destaque, e firmou o rosto em novelas da Globo, como Ti Ti Ti, em 1985. Na década de 1990, elevou-se à condição de uma das atrizes mais importantes da geração, e nos anos 2000 tornou-se amplamente conhecida e admirada junto ao público.
Em novelas, as mais recentes participações de Júlia Lemmertz foram em Novo Mundo, em 2017; Espelho da Vida, em 2018, ambas no horário das seis da Globo; e Quanto Mais Vida, Melhor, esta no ano passado. No cinema, estreou em 1982, logo no ano seguinte à primeira aparição na TV, e esteve em dezenas de produções, entre curtas e longas. Na entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, enfatiza a predileção pelo formato de curta-metragem, pelo tanto de virtuosismo que requer de roteiristas, diretores e atores.
LEIA TAMBÉM: Conheça as mulheres que vão compor o júri do 5º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Enquanto a carreira na TV e no cinema se desenvolvia com novidades a cada ano, Júlia não deixou de aparecer com frequência nos palcos, no teatro, a partir do mesmo ano de 1982, quando fez Lição de Anatomia. E assim segue até a atualidade: está em cartaz e cumpre turnê com a peça “Tudo”, uma comédia dramática, adaptação de texto do dramaturgo, ator e diretor argentino Rafael Spregelburd, de 52 anos, que questiona o capitalismo e as ideologias, sob direção de Guilherme Weber, na qual contracena com Vladimir Brichta. “Tudo” acaba de concluir a temporada paulista, depois de uma igualmente bem-sucedida temporada carioca, e ainda não tem agenda prevista para visita ao Rio Grande do Sul.
Inúmeras vezes premiada, atualmente Júlia aguarda inclusive pelo resultado da premiação do Festival Sesc de Melhores Filmes, no qual concorre como Melhor Atriz nacional por “Música para Quando as Luzes se Apagam”, drama/documentário escrito e dirigido por Ismael Caneppele, de 41 anos, gaúcho de Lajeado.
LEIA TAMBÉM: Conheça os finalistas do 5º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Numa evidência de quanto um evento como o 5º Festival Santa Cruz de Cinema a cada ano posiciona mais a região no circuito nacional, os cinco dias da programação motivarão a vinda à cidade de várias outras personalidades do universo cinematográfico. O primeiro movimento natural será o comparecimento dos diretores e dos responsáveis envolvidos nos 18 curta-metragens selecionados na Mostra Nacional, o que envolve cineastas, atores e atrizes já com carreira estabelecida.
Mas também está confirmada a presença de nomes como o do diretor Jorge Furtado, que fora o homenageado na 2ª edição do festival, em 2019. A esposa dele, a produtora porto-alegrense Nora Goulart, é uma das juradas desta edição, e Furtado a acompanhará e aproveitará para estabelecer contatos. Outra personalidade que estará em Santa Cruz, na sexta-feira, 28, é o ator e cineasta Werner Schünemann, de 63 anos, também porto-alegrense, rosto conhecido da TV e do cinema.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema: um evento que ingressa no cenário nacional
Publicidade
Com a autoridade e a experiência de quem já contabiliza mais de quatro décadas de mergulho e de envolvimento com cinema, televisão e teatro, a atriz Júlia Lemmertz deixou um recado às novas gerações de artistas em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9, na última quarta-feira. Em conversa com os comunicadores Maria Regina Eichenberg e Leandro Porto, no programa Rede Social, por volta das 14 horas, refletiu igualmente sobre a trajetória, antecipando a expectativa de visitar Santa Cruz do Sul na próxima semana para receber a homenagem principal do 5º Festival Santa Cruz de Cinema.
LEIA TAMBÉM: Contestação e diversidade na Mostra Competitiva
Ela deve chegar à cidade, que ainda não conhece, ao final da tarde de quinta-feira, e a presença na programação oficial do evento está marcada para sexta-feira, o último dia. Júlia retornará ao Rio de Janeiro na manhã de sábado, 29.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.