Categories: Geral

58% dos brasileiros não pretendem aumentar gasto com presente de Dia das Crianças

Os gastos do consumidor com o Dia das Crianças deste ano não devem apresentar crescimento expressivo em relação aos do ano passado. Má situação financeira, endividamento, inflação alta e instabilidade econômica fazem com que os brasileiros não tenham intenção de gastar mais do que no mesmo período do ano passado. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil mostra que 57,8% dos entrevistados pretendem gastar menos ou o mesmo valor com os presentes em relação ao ano passado. Os 28% que dizem esperar gastar mais têm como justificativa o aumento de preços dos produtos (31,2%). O valor médio total gasto será de R$ 221,61. 

De acordo com o levantamento, 44,3% dos entrevistados pretendem comprar três ou mais presentes. Um terço (32,6%) ainda não sabe quanto vai gastar, mas a maioria pretende desembolsar entre R$ 101,00 e R$ 300,00. “A piora da economia ao longo do ano, com o aumento do desemprego, a inflação ainda elevada e o crédito mais restrito exerceram forte impacto sobre o consumidor, que já está com as finanças prejudicadas e tem que honrar os compromissos para não ficar com o nome sujo ou piorar a sua situação”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, em nota distribuída à imprensa. 

Entre os entrevistados, 40,9% afirmam escolher os presentes sozinhos e 30,8% decidem em conjunto com a criança. Mas, para evitar gastos desnecessários, 81% declararam que vão realizar algum tipo de pesquisa de preços antes de efetuar a compra. Neste ano, os produtos que aparecem no topo da lista da pesquisa estão roupas (42,8%), bonecos e bonecas (36,5%) e jogos educativos (24,8%). Em busca de melhores preços e promoções, a maioria dos consumidores (52,3%) têm preferência pelos shoppings. Depois, aparecem as lojas de departamentos (32,3%), internet e lojas virtuais (25,5%) e lojas de rua (25%).

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.