Categories: Regional

5,7 mil cartões SUS serão desativados em Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul concluiu nesta semana o levantamento do número de convocados que não compareceram no mutirão realizado para recadastramento do Cartão SUS. Dos 8 mil convocados via edital no mês de fevereiro, somente 2.272 atenderam ao chamado. Na próxima semana, será publicada no site da Prefeitura a relação completa das 5.728 pessoas que terão o seu documento cancelado.

Alguns usuários do SUS, no entanto, se anteciparam: 6.270 usuários não estavam na relação publicada em fevereiro e foram até o Parque da Oktoberfest para atualizar seus dados. A secretaria alerta que aqueles que fizeram o recadastramento e ainda não retiraram o cartão novo, deverão fazê-lo o mais rápido possível. A entrega acontece na Central de Regulação e Agendamento, na Avenida Independência, número 100, no horário das 7h45 às 11h15 e das 13 horas às 16h30.  

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, lembra que consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos que sejam enquadrados como eletivos, somente serão agendados mediante apresentação do cartão atualizado.“É importante que as pessoas venham retirar o seu cartão SUS. O documento é necessário para os atendimentos, exceto em casos de urgência e emergência”, explicou.

Publicidade

Diversos casos de pessoas que compareceram para o recadastramento estão sendo submetidos a novas averiguações. Cerca de 1,3 mil usuários estão recebendo a visita domiciliar de servidores da Sesa para comprovar os dados declarados. Até o momento, das 269 visitas feitas, foram detectados 42 casos de fraude. Após o ciclo completo das visitas, esses casos serão encaminhados para análise do Ministério Público (MP). 

Para o mês de novembro está prevista a segunda etapa do processo. Serão chamados cerca de 20 mil usuários que apresentam alguma inconsistência nos dados.

Régis destaca, ainda, que o mutirão está alcançando o objetivo. “Dos 8 mil chamados, compareceram aquelas pessoas que precisavam de fato atualizar os dados. Muitos dos que não se apresentaram, já não residem mais em Santa Cruz, por exemplo. Muitos que seriam chamados nas próximas listas se adiantaram e nós já fizemos a atualização. Ou seja, vamos conseguir fazer um recadastramento completo e, assim, combater fraudes que prejudicam quem realmente precisa e depende do SUS”, explicou.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.