O Parque de Exposições Apelles de Quadros, em Rio Pardo, recebeu no último fim de semana a 52ª edição da Expofeira. A programação que iniciou na sexta-feira e encerrou nesse domingo, 25, incluiu Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, shows, 3ª Olimpíada das Mulheres Rurais, exposição de carros, máquinas e implementos agrícolas, além de exposição e julgamento de pequenos animais, cães ovelheiros e cavalos crioulos.
Um dos destaques do evento, a exposição e julgamento morfológico de cavalos crioulos, contou com 42 equinos. Para isso, esses animais receberam atenção redobrada não somente no dia da competição. É o caso do cavalo do cabanheiro Rafael Petry, de Rio Pardo. “Nos últimos dias ela foi embelezada, no pelo e na crina, mas o que vale mesmo é tanto o fator genético como a rotina de cuidados”. O cavalo de Petry ganhou o terceiro lugar na categoria melhor macho.
Conforme Petry, rotina de cuidados pesa tanto quanto fator genético | Foto: Lula Helfer
Publicidade
A equina do cabanheiro Daniel Machado, de Rio Pardo, levou mais prêmios. Primeiro lugar na categoria égua prenha e quarto na melhor fêmea. Machado relatou que, antes da exposição, o animal passou por treinos de trote, caminhada, além da ferragem e cuidados com a estética. “Ela vive solta no campo, mas é acostumada a participar de torneios. A preparação é contínua”, ressaltou.
Público passou de 2 mil pessoas
A estimativa do organizador da Expofeira e presidente do Sindicato Rural de Rio Pardo, Ramiro Goulart, é que entre 2 mil e 3 mil pessoas tenham comparecido ao evento, que teve entrada gratuita. “A feira agradou o público, teve uma estrutura maior. Superou nossa expectativa. Já pensamos na próxima edição”, afirmou.
Publicidade
O evento, que é uma das feiras mais antigas do Estado, foi promovido pelo Sindicato Rural de Rio Pardo, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Rio Pardo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
This website uses cookies.