Vinte e cinco voluntários, entre estudantes e profissionais da área da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, vão visitar residências do município nestes sábado, 11, e domingo, 12. Durante o trabalho, vão ser aplicados 500 testes rápidos para Covid-19.
A ação é parte de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com investimento do Governo do Estado e apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é estimar o percentual real de infectados pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, tendo em vista que muitos podem ser assintomáticos, e entender o contágio pela doença no território gaúcho. O estudo conta com apoio de 11 universidades, entre elas a Unisc.
Os pesquisadores vão estar devidamente identificados, orientados sobre as medidas de segurança e utilizando EPIs. Além dos testes rápidos, eles vão realizar entrevistas com os moradores. As casas visitadas foram escolhidas com base em dados do IBGE, mas aleatoriamente, por meio de um sorteio.
Publicidade
LEIA MAIS: Pesquisa vai levantar percentual de infectados pela Covid-19 em Santa Cruz
A Unisc destaca que a pesquisa não vai pedir dados bancários, nem mesmo informações pessoais dos visitados. O teste rápido, que será aplicado, utiliza uma gota de sangue da ponta do dedo, que será analisada por aproximadamente 15 minutos e dará o resultado ao participante na mesma hora.
Segundo Marcelo Carneiro, médico do Hospital Santa Cruz e um dos professores da Unisc que está auxiliando no projeto, a ação é de grande importância para que seja possível encontrar respostas sobre a eficácia do isolamento e números de infectados. “Aqui é o único lugar do Brasil que está fazendo isso e nós poderemos ter uma visão mais ampla sobre a real situação do Estado quanto à pandemia. Sabemos que muitos dos infectados são assintomáticos e, então, o exame vai nos dizer como está ocorrendo a transmissão. Durante a pesquisa todos os acadêmicos estarão credenciados e utilizarão EPIs, evitando possíveis riscos”, explica.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Paciente que morreu no HSC tem teste positivo para Covid-19
A Prefeitura fez uma transmissão por vídeo na tarde desta sexta-feira, em que divulgou mais informações sobre o trabalho.
Ao todo serão aplicados 18 mil testes no estado, sendo divididos em quatro rodadas com intervalos de duas semanas, de forma que a cada duas semanas 500 testes sejam realizados em cada município. Além de Santa Cruz do Sul, participam as cidades de Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.