4º Festival Santa Cruz de Cinema terá votação popular on-line

Após uma edição digital no ano passado em função da pandemia, em 2021 o Festival Santa Cruz de Cinema será realizado de forma híbrida entre 29 de novembro e 3 de dezembro. A programação terá atividades que acontecem na cidade e com transmissão ao vivo. Os filmes participantes serão exibidos no Auditório Central da Unisc, além de ficarem disponíveis para serem assistidos no site do Festival. Entre as atividades oferecidas pelo evento estão oficinas com grandes nomes do setor audiovisual, debates com os realizadores participantes e ações paralelas, que serão divulgadas nos próximos dias, nas redes sociais do festival.

Uma das novidades da edição é a inclusão de um novo prêmio, o Júri Popular On-line, para os espectadores que acompanharem no formato digital escolherem o filme favorito. A premiação acontecerá no dia 3 de dezembro, entregando o Troféu Tipuana nas categorias: Melhor Filme, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Filme pelo Júri Popular On-line, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme da Mostra Olhares Daqui, Ator, Atriz, Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som. O homenageado da edição será o ator Matheus Nachtergaele.

LEIA MAIS: Conheça os filmes selecionados para o 4º Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

O 4º Festival Santa Cruz de Cinema tem realização do Sesc Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes. O patrocínio é da JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e tem apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Cine Santa Cruz, Amigos do Cinema, Heilige, Proeza, Hbier, Legend Music Bar, Gaveta e Seasc.

Prêmio Tuio Becker

No evento desta terça-feira, 9, a organização do Festival Santa Cruz do Cinema anunciou o agraciado com o Prêmio Tuio Becker, que contempla personalidades relevantes para o cinema nacional. Nesta edição, o homenageado será o ilustrador José Luiz Benicio. Nascido em Rio Pardo em 1936, ele iniciou a carreira aos 16 anos, como aprendiz de desenhista, e hoje é reconhecido como um dos maiores nomes da ilustração brasileira.

O artista, radicado no Rio de Janeiro desde a década de 1950, foi responsável pela produção de mais de 300 cartazes do cinema nacional em longas como Os Trapalhões, Dona Flor e Seus Dois maridos, Independência ou Morte, A Super Fêmea e Rei Pelé. Benício também desenvolveu títulos da pornochanchada brasileira e realizou trabalhos na publicidade tanto no Brasil, quanto internacionalmente, como capas de livros, revistas, discos e outros. Em 2021, exemplares da obra dele foram anexados ao acervo da Funarte, reconhecendo a contribuição do artista para as artes gráficas brasileiras.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: veja como foi o anúncio dos filmes selecionados para o Festival de Cinema

Criado em 2019, na 2ª edição do evento, o prêmio homenageou anteriormente o ator Leandro Firmino, conhecido por trabalhos no cinema e na televisão e pelo destaque na interpretação do personagem Zé Pequeno no filme Cidade de Deus. No ano passado, os premiados foram os diretores, roteiristas e produtores porto-alegrenses, Filipe Matzembacher e Marcio Reolon.

A homenagem leva o nome do santa-cruzense Luiz Fernando Becker, o Tuio Becker. Ele nasceu em 1943 e publicou a primeira coluna de crítica cinematográfica aos 17 anos, se tornando um dos principais críticos de cinema em jornais do Rio Grande do Sul. Becker atuou também como roteirista e diretor e faleceu em 2008 por complicações da doença de Alzheimer.

Publicidade

LEIA MAIS: Festival de Cinema anuncia nesta terça os filmes selecionados

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.