Regional

3º Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas vai celebrar a diversidade; saiba como se inscrever

A celebração das diferenças está no centro do debate proposto pelo 3º Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas, organizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). O concurso, que conta com o apoio da Cooperativa Sicredi-Ajuris, distribuirá mais de R$ 20 mil em prêmios para seis estudantes de instituições da rede pública de ensino do Estado. As inscrições iniciam nesta sexta-feira, 26, e seguem até 14 de junho.

O lançamento da nova edição será nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, no auditório Osvaldo Stefanello, localizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Na ocasião, também será realizada uma sessão de autógrafos com a presença de estudantes que participaram da edição de 2023 e tiveram suas redações selecionadas para compor a revista especial do prêmio. A publicação conta com comentários de magistrados sobre as ideias e textos apresentados pelos alunos.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura encaminha edital para concurso público na educação; veja detalhes

Publicidade

O prêmio é dividido nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos interessados em participar devem enviar uma redação no estilo livre entre 25 e 30 linhas que responda à questão: “As diferenças ao meu redor: o que nos une?”.

Segundo a vice-presidente Cultural da associação, Samyra Remzetti Bernardi, responsável pela criação do projeto, a temática deste ano busca instigar as crianças e os adolescentes a discutirem sobre equidade. “Reconhecer que somos diferentes é um dos primeiros passos para que possamos respeitar e celebrar a diversidade do Brasil. Nosso foco é justamente inspirar os jovens a pensarem sobre as questões que nos unem para além das nossas diferenças”, explica.

LEIA MAIS: Novas escolas, concurso público e reformas: o que esperar da educação em Santa Cruz em 2024

Publicidade

As instituições da rede pública de ensino podem participar do concurso com até quatro redações, duas para alunos do Ensino Médio e duas para alunos do Ensino Fundamental. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão em primeiro lugar um notebook, em segundo um tablet e em terceiro um smartphone. As escolas classificadas com ao menos um aluno premiado receberão um computador desktop.

Além disso, as melhores redações também serão publicadas na revista do Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas e os alunos convidados para uma sessão de autógrafos. Os trabalhos participantes devem ser escritos a próprio punho com letra legível na folha timbrada disponibilizada pela associação. A inscrição dos estudantes ocorre no formulário online disponibilizado pela entidade, com a inclusão de dois anexos: folha de redação e termo de autorização dos pais ou responsável. Mais informações em ajuris.org.br.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.