O Oktober Skate chegou à terceira edição nesse sábado, 14, repleto de novidades. Pela primeira vez, a competição funcionou no formato pro open – campeonato profissional aberto, com a participação de profissionais e amadores. Nas duas primeiras edições, só participaram competidores amadores. Uma estrutura foi montada na Praça da Bandeira para receber skatistas de todo o Brasil, e as duas arquibancadas passaram o tempo todo lotadas com o público que prestigiou o evento.
Conforme o organizador do evento, Gabriel Júnior, da Secretaria de Relações Institucionais e Esportes, a competição contou com alto nível técnico, com participantes de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. Diversos municípios gaúchos, como Esteio e Cachoeira do Sul, também tiveram representantes. De acordo com Júnior, o Oktober Skate está quebrando paradigmas na cidade. “Um esporte que antes era mal visto pela sociedade e hoje conta com o apoio da Prefeitura, mostrando que o skate muda a vida das pessoas, gerando saúde, trabalho, educação e disciplina”.
LEIA TAMBÉM: Senai abre as portas à comunidade santa-cruzense no fim do mês
Publicidade
Ainda, de acordo com Gabriel Júnior, o 3º Oktober Skate foi o campeonato com maior nível técnico já realizado em Santa Cruz do Sul. “Muitos dos participantes já ganharam etapas do STU (Skate Total Urbe, evento que assegura vagas para a modalidade nas Olimpíadas)”.
Com 22 anos de skate, Patrik Mazzuchini veio de Caxias do Sul para competir. “É muito importante fomentar o esporte, participar e apoiar os eventos do interior”. Para Mazzuchini, o Oktober Skate está crescendo a cada ano e atraindo cada vez mais atletas. “Isso é legal, a cidade está acreditando e investindo na modalidade. É fundamental levar o skate para todos os lugares”.
LEIA TAMBÉM: Animais encontram um novo lar na Oktober Pets
Publicidade
Campeão da edição de 2022, Marcus Alex, de Alvorada, já estava com a vaga garantida na final da edição deste ano. Ele estava bastante empolgado com o clima do evento. “Tá ‘da hora’. Um evento style, como sempre, bem organizado”. Para o skatista, a realização do evento durante a Oktoberfest traz um atrativo a mais para a competição. “Quem não gosta de andar de skate e fazer umas manobrinhas valendo dinheiro?”, disse, se referindo aos prêmios que, juntos, totalizaram mais de R$ 5 mil.
Para o secretário de Relações Institucionais e Esportes, Everson Carvalho de Bello, o evento “foi um importante momento de integração, juntando culturas bem distintas, fazendo a nossa Oktoberfest ainda maior por projetar um esporte em ascensão, como o skate”.
LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá é vice-campeão da 57ª Onase
Publicidade
O primeiro lugar geral ficou com Murilo Marques, de Curitiba; em segundo, Djorde Oliveira, de Porto Alegre; e a terceira colocação foi para Douglas Molocope, de Novo Hamburgo. Devido ao alto nível dos competidores, o prêmio de best trick, a melhor manobra executada, foi dividido entre cinco skatistas: Murilo Marques (Curitiba), Pedro Faber (Florianópolis), Patrik Mazzuchini (Caxias do Sul); Morôni Diehl (Novo Hamburgo) e Marcus Alex (Alvorada). O 3º Oktober Skate foi uma realização da Prefeitura, da Assemp e da Associação dos Skatistas de Santa Cruz do Sul, e patrocínio da KTO.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade