Na semana de 7 a 11 de dezembro, Santa Cruz do Sul se torna a capital nacional do cinema. Isso porque está ocorrendo a terceira edição do Festival Santa Cruz de Cinema. Neste ano, em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, o evento ocorre de forma totalmente virtual, inclusive a cerimônia de premiação, na próxima sexta-feira, 11. Ainda assim, a organização preparou uma programação completa e que se estende ao longo da semana.
A realização do Festival é uma parceria do Sesc de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e produtora Pé de Coelho Filmes. Conta com patrocínio da JTI e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, além do apoio da Proeza Beer e Gazeta Grupo de Comunicações. Entre esta segunda e a próxima sexta-feira, todos os 18 curtas que concorrem às 12 categorias de premiação estarão disponíveis para serem assistidos no site do Festival Santa Cruz de Cinema de forma gratuita – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AOS FILMES. Ao público, ainda é possível votar na categoria de melhor filme no júri popular.
LEIA MAIS: Veja por que assistir aos 18 finalistas do 3º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Conforme a gerente da unidade do Sesc de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, o festival está se tornando um dos maiores do Brasil. Neste ano, mesmo com todas as limitações, foram 603 curtas-metragens inscritos, nas categorias de animação, ficção e documentário. Destes, somente 18 foram selecionados para concorrer à premiação. Além disso, Roberta destaca que todos os premiados receberão um valor em dinheiro, o que não ocorreu nas edições anteriores.
Além disso, a organizadora destaca o trabalho dos curadores, os profissionais responsáveis por assistir às produções e definir quem serão os classificados. “Não é fácil, mesmo que tenhamos 15, 20 curadores, são muitos filmes para cada um. Temos uma metodologia onde todos os filmes são vistos no mínimo por dois curadores na fase geral, para que todos tenham a mesma chance.”
Até quinta-feira, 10, ocorrem debates sobre os selecionados para a premiação, com a participação dos realizadores. A cerimônia de premiação acontecerá na sexta-feira. Todos terão transmissão ao vivo nas páginas do Festival Santa Cruz de Cinema e do Portal Gaz no Facebook.
Publicidade
LEIA MAIS: ENTREVISTA: Léa Garcia é a homenageada do 3º Festival Santa Cruz de Cinema
PROGRAMAÇÃO DAS LIVES
Segunda-feira, 7, às 20 horas
A Maior Locadora do Mundo – Matheus Mombelli
Amanhã – Aline Flores
O que pode um corpo? – Victor di Marco e Márcio Picoli
Dois Homens ao Mar – Gabriel Motta
Chamada a Cobrar – Edson Ferreira
A mediação será de Maiara Fantinel.
LEIA MAIS: VÍDEO: assista ao primeiro debate do 3º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Terça-feira, 8, às 20 horas
Marie – Léo Tabosa
4 Bilhões de Infinitos – Marco Antônio Pereira
O Véu de Amani – Renata Diniz
Inabitáveis – Anderson Bardot
Adalgiza – Karen Furbino
A mediação será de Diego Tafarel.
Quarta-feira, 9, às 20 horas
Atordoado, Eu Permaneço Atento – Henrique Amud e Lucas Rossi
Bochincho, o Filme – Guilherme Suman
Perifericu – Rosa Caldeira
Construção – Leonardo da Rosa
A mediação será de Anderson Mueller.
Quinta-feira, 10, às 20 horas
Neguinho – Marçal Viana
Traçados – Rudyeri Ribeiro
Peitaço – Maria Rita Dias
Apneia – Carol Sakura
A mediação será de Rosane Cardoso.
Publicidade
Sexta-feira, 11, às 19 horas
Cerimônia de premiação. Serão anunciados os vencedores das categorias Melhor Filme, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Filme Gaúcho, Ator, Atriz, Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som.
LEIA MAIS: Festival Santa Cruz de Cinema destaca a produção nacional
Publicidade