Oktoberfest

39ª Oktoberfest: conheça um pouco da história da Festa da Alegria

Na Alemanha, a Oktoberfest surgiu a partir do enorme público que havia comparecido ao casamento do príncipe herdeiro Ludwig com a princesa Therese Von Sachsen-Hildburghausen, na cidade de Munique, na Baviera. Já em Santa Cruz do Sul, a história da festa começa a ganhar forma em dezembro de 1849, quando chegaram à colônia seus primeiros imigrantes. As dificuldades iniciais enfrentadas pelos colonizadores nas novas terras logo foram superadas e em 1851 já se demonstrava progresso, especialmente com a produção de tabaco, feijão, linho, cevada, trigo, milho, abóboras e batatas.

Três anos depois, em 1854, é determinada a criação da Povoação no Faxinal de João Faria, onde hoje se encontra o centro da cidade, elevando a localidade à categoria de Freguesia, no ano de 1859. Em 31 de março de 1877, a Freguesia deixa de ser subordinada a Rio Pardo e recebe a elevação à Vila de São João de Santa Cruz, pela Lei no 1079.

LEIA TAMBÉM: 39ª Oktoberfest: maior festa alemã do Rio Grande do Sul inicia na próxima quinta-feira

Publicidade

Com a implantação da primeira Câmara de Vereadores, em 28 de setembro de 1878, instala-se o município de Santa Cruz, que se torna cidade em 19 de novembro de 1905, por meio do Decreto no 837, assinado pelo presidente da Província, Borges de Medeiros. Isso ocorre durante a inauguração da estação férrea, que alavancou o progresso e favoreceu o crescimento comercial com a capital, Porto Alegre.

A 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf), que celebrava o tabaco, produto responsável pela economia local, foi realizada em 1966. Em 1972 ocorreu a segunda edição da festa, incorporando a Bierhaus. Neste ano, o prefeito eleito, Elemar Gruendling, revelaria interesse em realizar uma Oktoberfest, mas não contava com estrutura para uma festa anual. Em 1978 ocorria a última edição da Fenaf, que na década seguinte daria origem à Oktoberfest.

A pluralidade da Oktoberfest é mantida até hoje. Com o passar dos anos, a festa tem se renovado, incorporado novas atrações e ganhado destaque além fronteiras. Em 1998, o evento passou a receber delegações da Argentina, Uruguai, Alemanha e outros países, firmando-se como a maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Há anos, a Festa da Alegria vem encantando e conquistando não apenas a população santa-cruzense e da região, mas também diversos públicos do Estado, País e, sem modéstia alguma, do mundo.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.