Regional

38ª Oktoberfest recebeu visitantes de mais de 120 cidades do Brasil

A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul recebeu avaliação positiva dos visitantes. É o que mostra uma pesquisa de satisfação feita pelo Núcleo de Pesquisa Social (Nupes) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) entre os dias 6 e 8, 11 e 15 e 19 e 22 de outubro de 2023, durante a 38ª edição do evento. Para se chegar aos resultados, foram entrevistadas de forma presencial dentro do parque 836 pessoas, em diferentes horários e locais.

O público da pesquisa, composto em sua maioria por mulheres (65,5%) e pessoas de fora de Santa Cruz (55,3%), atribuiu nota média geral de 9,1% para a Oktoberfest. “Pelo segundo ano consecutivo, temos uma pesquisa que nos ajuda a projetar as próximas festas. Estamos muito felizes com a aceitação dos visitantes e comprometidos em melhorar a cada edição”, afirma o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Ricardo Bartz.

LEIA TAMBÉM: 38ª Oktoberfest movimentou R$ 50 milhões na economia de Santa Cruz

Publicidade

Entre as 456 pessoas de 126 diferentes cidades do Brasil – dez a mais do que em 2022 – e do Chile que responderam às perguntas e também deram sugestões a respeito da festa, lideram o número de turistas: Cachoeira do Sul (5,4%), Porto Alegre (4,4%) e Santa Maria (3,7%). Além de pessoas vindas de outros municípios gaúchos, foram entrevistados turistas procedentes do Paraná, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

“Nosso objetivo sempre foi fazer uma festa para todos, tanto para quem é daqui quanto para quem é de fora. Saber que em 2023 tivemos visitantes de um maior número de cidades em relação ao ano anterior nos motiva, pois um dos objetivos da festa é atrair turistas para conhecerem a cultura do nosso povo”, completa Bartz.

LEIA TAMBÉM: 400 mil pessoas e 184 mil litros de chope: veja os números da 38ª Oktoberfest

Publicidade

As quatro atrações mais apreciadas da Oktoberfest em 2023, segundo a pesquisa, foram a Feirasul (43,5%), a gastronomia típica (41,3%), o baile dos lonões (33,1%) e os desfiles temáticos (28,4%). No que diz respeito à avaliação, os entrevistados deram as notas mais altas para segurança (9,4), limpeza do parque (9,3), atendimento das recepcionistas (9,3) e atendimento na portaria (9,3). Todas elas ficaram acima da média geral, que foi de 9,1.

Também tiveram destaque os itens decoração do parque (com 9,3), decoração da cidade (9,2) e sonorização do parque (8,9). “A pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo, mas que também temos oportunidades de melhoria. É nesses pontos que vamos focar em 2024 e oferecer aos nossos visitantes uma experiência ainda melhor”, salienta o presidente da Assemp.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Escolinha de Trânsito recebeu mais de 2,1 mil crianças na 38ª Oktoberfest

Publicidade

O que levantamento mostrou

  • 28% dos entrevistados disseram ter experimentado algum produto da culinária alemã. Os mais consumidos foram cucas e linguiças.
  • A gastronomia típica teve maior preferência entre os que não moram em Santa Cruz (39,4%) do que entre os moradores (34,7%).
  • A faixa etária mais frequente entre os entrevistados foi a de 20 a 29 anos, com 20,8%.
  • O principal motivo que faz os visitantes de fora de Santa Cruz virem ao evento é a própria festa/diversão (56,3%), o costume de vir todos os anos (19,7%), shows (13,2%) e feira/exposições (7,9%).
  • De acordo com a maior parte dos entrevistados (71,3%), a festa toma conta de Santa Cruz do Sul.
  • Sobre a utilização do Copo Eco em substituição aos modelos descartáveis, entre os entrevistados 66,3% consideram ótimo, 23,4% consideram como bom.
  • Sobre a retirada das mesas no Pavilhão Central, 30,4% dos entrevistados se mostraram indiferentes à mudança realizada, mas a maior parte – 38,2% – considerou bom e 19,4%, ótimo.
  • Quanto ao tipo de música preferido durante a Oktoberfest 2023, 68,5% disseram preferir a música típica alemã (bandinha).

Os benefícios para a economia de Santa Cruz do Sul

Principal evento de fomento ao turismo e à economia local, a Oktoberfest representou incremento de recursos em Santa Cruz do Sul. No que diz respeito à rede hoteleira, por exemplo, cerca de 37% dos entrevistados ficaram em hotéis da cidade. Outro dado que confirma a força da festa é que 52,9% dos pesquisados disseram ter comprado algum produto no parque. Destes, 33,6% foram souvenirs; 28,5%, artesanato e 22,2%, roupas.

LEIA TAMBÉM: “Celebrando a Imigração Alemã”: entenda o tema da 39ª Oktoberfest

Quanto ao consumo de alimentos e bebidas, 94,9% dos pesquisados disseram ter adquirido algo. Os mais consumidos foram: lanches (75,9%), bebidas alcoólicas (74,2%), refeições (36,8%) e bebidas não alcoólicas (31,7%). A média de gastos informada foi de R$ 333,00.

Publicidade

Mas o consumo vai além dos portões do parque. Questionados sobre outros gastos realizados em Santa Cruz fora da festa, os turistas citaram compras diversas em média superiores a R$ 400,00. O valor envolve operações no comércio em geral, combustível e alimentação, entre outros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.