Oktoberfest

38ª Oktoberfest movimentou R$ 50 milhões na economia de Santa Cruz

Os números da 38ª Oktoberfest e Feirasul mostram a importância do evento para Santa Cruz do Sul. Entre os dias 5 e 8, 11 e 15 e 20 e 22 de outubro, a movimentação financeira, dentro e fora do parque, chegou a R$ 50 milhões. Além disso, a Festa registrou um público de 400 mil pessoas. Os dados foram apresentados nessa quarta-feira, 1º, pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Bartz, a estimativa de público circulante considera os visitantes que acessaram livremente o parque na abertura e horários diários de gratuidade, no Dia da Maturidade Ativa e Dia da Criança, além dos três desfiles temáticos, e os pagantes.

LEIA MAIS: 400 mil pessoas e 184 mil litros de chope: veja os números da 38ª Oktoberfest

“Tivemos estabilidade por conta de público na festa, sem aumento em comparação à edição anterior”, disse. Ele destacou também que a organização trabalha para proporcionar boas experiências aos visitantes. “Não estamos focados no aumento de público, mas sim para uma festa ainda melhor.” Neste ano, 121.765 pessoas pagaram ingresso.

Publicidade

Um dos pontos com maior circulação foi a Feirasul, que ocorreu no Centro de Eventos, inaugurado na abertura da festa. O local, mais o Pavilhão 3 e área externa, foram bem avaliados, segundo pesquisa realizada pelos organizadores. Dos 148 expositores, 60% disseram que o público circulante pode ser considerado bom ou muito bom.

No que se refere às vendas, fator determinante para a maioria dos expositores, foi considerada por 76% como regular ou boa. No que diz respeito apenas ao Centro de Eventos, 95% dos empresários consideraram o espaço como bom ou muito bom. O balanço financeiro do evento deve ser apresentado pela Assemp ao Município no início do ano que vem.

Luciano Menezes, Ricardo Bartz e João Goerck durante a coletiva dessa quarta | Foto: Albus Produtora

Desempenho

Agricultura familiar

Publicidade

Ao longo dos 13 dias de evento as vendas dos 40 expositores da agricultura familiar somaram R$ 591.929,00, o que representa um incremento de 9% em relação a 2022, quando o montante atingiu R$ 542.816,00. Ao todo, foram 30 agroindústrias focadas na venda de produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos e sucos, entre outros, e dez dedicadas à venda de flores e folhagens, artesanato rural e sementes crioulas.

Segurança

O vice-presidente da 38ª Oktoberfest, delegado Luciano Menezes, enalteceu aspectos relacionados à segurança dos visitantes durante o evento. Segundo ele, os recursos aplicados pela Brigada Militar, Polícia Civil e segurança privada contribuíram para a proteção do público e expositores. “Não tivemos óbitos ou pessoas feridas. Tivemos episódios pontuais de brigas, mas sem gravidade.” Já no sistema de atendimento ambulatorial, o trabalho ocorreu sem maiores contratempos.

Publicidade

Cultura 

Com o tema Nossa História, Nosso Futuro, a 38ª Oktoberfest contou com uma diversificada programação artística e cultural, com desfiles de carros alegóricos, apresentações de danças folclóricas, bailes típicos, encontros de corais, jogos germânicos, culto ecumênico, encontro de sociedades e Olimpíadas Rurais. O presidente da festa, João Goerck, ressaltou a presença forte de quase 60 grupos folclóricos durante os dias de evento, com mais de mil dançarinos de 30 cidades.

Arrecadação de alimentos 

Publicidade

Com os ingressos solidários para os shows nacionais de Ana Castela, Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Alexandre Pires e Hugo & Guilherme na Festa da Alegria foram arrecadadas mais de 7 toneladas de alimentos. Os itens serão destinados a entidades sociais de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS SOBRE OKTOBERFEST

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.