Foi uma longa e angustiante espera. Mas nesta quinta-feira, 1º, finalmente leitores, autores e livreiros voltam a comungar de um mesmo ideal, no estímulo e no fomento à leitura. A partir das 8h30, atendentes estarão a postos nas 18 bancas que atenderão o público na 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, evento que acabou cancelado duas vezes nos dois últimos anos, em virtude das restrições acarretadas pela pandemia. Assim, enfim a Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, volta a ser o palco para a celebração da literatura, sob o slogan Eu amo ler.
A promoção da feira é do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura. A venda de livros, novos e usados, estará, claro, no centro das atenções. Mas bate-papos, palestras, mesas-redondas, encontros com autores, sessões de autógrafos e uma infinidade de atividades artísticas correlatas darão um charme todo especial à praça, com o chafariz e a Catedral São João Batista na paisagem.
LEIA MAIS: Programação oficial da 33ª Feira do Livro de Santa Cruz é lançada nesta terça-feira; confira
Publicidade
A grande estrela desta edição de retomada é a escritora porto-alegrense Leticia Wiezchowski, autora, entre outros, do romance A casa das sete mulheres e do recente Deriva, lançado há poucas semanas. A romancista estará presente à cerimônia de abertura oficial nesta quinta-feira, 1º, às 19 horas, e cumprirá agenda amanhã no evento. Já o escritor local homenageado é o professor, poeta e escritor Demétrio de Azeredo Soster, enquanto a personalidade incentivadora da leitura, outra homenagem prestada pela feira, é a professora Márcia Susana Simon.
Os horários de funcionamento da feira na praça são: nesta quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 02, bem como segunda-feira, 05, e terça-feira, 06, das 8h30 às 20 horas; no sábado, 03, das 10 às 21 horas; e no domingo, 04, e na quarta-feira, 07, feriado do Dia da Independência do Brasil, das 10 às 20 horas.
O evento ainda reserva uma série de atividades que se somam aos próprios shows musicais, aos espetáculos teatrais e à contação de histórias, voltadas a cativar a garotada. Em paralelo, haverá: Portal Mágico dos Livros, com narrações de história e atividades lúdicas de incentivo à leitura, em realização do Sesi; exposição do artista Maiquel Moraes, na Casa das Artes Regina Simonis; programação do grupo “Bah! Quadrinhos”; atividades alusivas à Procissão das Criaturas; painéis, bate-papos e intervenções artísticas; e a exposição fotográfica “Como é Grande o Meu Amor pela Leitura”, do fotógrafo Luís Augusto Koppe Filho, com o Grupo Sesc Maturidade Ativa e Alunos do Ensino Fundamental Sesc e Sesquinho.
Publicidade
Programação para esta quinta-feira, 1º
- 1º/09 – Quinta-feira – Público-alvo: Educação infantil e anos iniciais.
- 8h30 – Abertura das bancas.
- 9 horas – “Remando nas Rimas”, com o escritor Jairo Luiz de Souza. Local: Palco Principal.
- 10 horas – Teatro Infantil: “As Fabulosas Fábulas de Fastus, o Bardo” (Grupo Inspirados). Local: Palco Principal.
- 10h30 – Apresentação cultural de escolas. Local: Palco Principal.
- 13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria. Local: Palco Principal.
- 13h45 – “Remando nas Rimas”, com o escritor Jairo Luiz de Souza. Local: Palco Principal.
- 14h30 – Apresentação do Grupo de Canto da Maturidade Ativa do Sesc. Local: Palco Principal.
- 15 horas – Teatro Infantil “As Fabulosas Fábulas de Fastus, o Bardo” (Grupo Inspirados). Local: Palco Principal.
- 15h30 – Apresentação cultural de escolas. Local: Palco Principal.
- 16 horas – Performance literária com o Grupo Vivandeiros da Alegria. Local: Palco Principal.
- 19 horas – Abertura Oficial da 33a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, com a presença da patrona Leticia Wierzchowski e da Personalidade Incentivadora da Leitura, Marcia Susana Simon. Local: Palco Principal.
- 20 horas – Show musical de abertura com Santa Cruz Filarmonia. Local: Palco Principal.
LEIA TAMBÉM: Escritora e roteirista Leticia Wierzchowski será a patrona da 33ª Feira do Livro de Santa Cruz
Boa expectativa para as vendas e a visitação
Para a diretora do Sesc Santa Cruz do Sul, Roberta Corrêa Pereira, coordenadora da 33ª Feira do Livro, a retomada do evento vem cercada de muita alegria e expectativa, tanto em relação à comunidade, que tende a prestigiar em peso a edição, quanto na comercialização de livros obras por parte dos livreiros.
A agente de Cultura e Lazer do Sesc, Lisiane Santos, partilha do mesmo sentimento. Sobre a programação, a expectativa é superar as últimas edições. “O público deve esperar momentos de muita leitura e cultura. São espaços especiais carinhosamente pensados para recebê-los”, afirma. Segundo ela, a meta é ir além dos números alcançados em anos anteriores. “Está todo mundo com saudade da feira!”, frisa. Ainda conforme a agente, os diferenciais do evento deste ano serão os espaços especiais, como a Casa do Escritor, o Multiespaço Via 9 e o portal de leitura do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Publicidade
LEIA MAIS: “Deriva” é o novo romance da patrona da 33° Feira do Livro de Santa Cruz
O mesmo vale para os livreiros. Sócias-proprietárias da Cia. do Papel, de Vera Cruz, Rosana Blank e Susana Blank participarão pela quinta vez da Feira do Livro de Santa Cruz. Elas começaram a montagem da banca na tarde de ontem. “A feira da cidade é sempre boa, e estamos bem animadas com a volta após a pandemia”, afirma Rosana. A empresária aposta em boas vendas. “Sempre vendemos bastante os lançamentos mais voltados ao público infantojuvenil. Acreditamos que ficaremos contentes com os números.”
Uma patrona que é só sorrisos
A escritora porto-alegrense Leticia Wierzchowski, consagrada a partir de seu romance A casa das sete mulheres, adaptado para uma minissérie de sucesso na TV, estará à noite, na solenidade de lançamento da 33ª Feira do Livro, como o maior nome na programação deste ano. E Leticia chega para autografar, nesta quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 02, especialmente seu mais novo livro, o romance Deriva, que chegou às livrarias no início de agosto.
Publicidade
Na época, ela concedeu entrevista à Gazeta do Sul, na qual enfatizou sua alegria pelo reencontro com os leitores, de forma presencial, em eventos literários. Como foi o caso do lançamento de Deriva em Porto Alegre, na Livraria Taverna, junto à Casa de Cultura Mario Quintana, em sessão de autógrafos muito concorrida, no dia 10 de agosto. A Gazeta do Sul esteve presente, e o fotógrafo Lula Helfer fez ali a foto de Leticia que ilustra este texto. “Estar de novo com os leitores é uma festa. Depois dos anos que vivemos, isso ganha um verniz ainda mais especial”, enfatizou na entrevista. E é com brilho no olhar e sorriso no rosto que os leitores devem recepcionar Leticia nesta quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 02, em Santa Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade