Santa Cruz do Sul

2º Fórum da Diversidade vai debater ações pelo fim do preconceito e da violência

Coloque na agenda. Dia 23 de setembro, Santa Cruz do Sul vai sediar, no auditório central da Unisc, o 2º Fórum da Diversidade, com o propósito de promover o conhecimento dos cidadãos quanto às dificuldades encontradas pela comunidade LGBTQIA+. Durante todo o dia, a comunidade será convidada a debater com os palestrantes convidados e a propor ações concretas e objetivas em prol do fim da LGBTfobia, do preconceito e da violência.

Este ano, além do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), o evento também conta com realização da Coordenadoria Municipal da Diversidade,vinculada à Administração Municipal. O apoio é da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Unisc, A4 Agência Experimental da Unisc e Instituto Palavrações.

LEIA TAMBÉM: Quatro em cada 10 pessoas LGBTQIA+ já sofreram discriminação no trabalho

Publicidade

Educação e direitos humanos, políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+ e culturas LGBTQIA+ serão os temas propostos para os painéis desta edição do fórum, que vai contar com a participação de diversos especialistas e mediadores. A ideia, segundo o coordenador municipal da Diversidade e presidente do Comudi, Ruben Quintana, é articular os diferentes contextos e situações emergentes nos estudos e práticas da sociedade. “Teremos discussões de trabalho com ativistas e movimentos sociais, lideranças e comunidades religiosas, governos e agentes de políticas públicas para compartilhar e aprofundar os saberes neste setor”, disse.

O credenciamento será às 8 horas, com abertura oficial às 8h30. Antes da apresentação dos painéis, está previsto um show com a drag Hanna Harley, de Santa Cruz do Sul. Já o encerramento, por volta das 21h30, terá a participação artística do ator João Carlos Castanha, como a drag Maria Helena Castanha.

LEIA TAMBÉM: Preconceito afeta produção de dados sobre a população LGBTQIA+

Publicidade

De acordo com Ruben, além do público formado por autoridades, estudantes, professores e outros profissionais da educação, além de representantes de órgãos públicos, ongs e comunidade em geral, espera-se uma expressiva participação dos servidores municipais. “Temos dentro da coordenadoria um projeto para capacitação dos servidores quanto à causa LGBTQIA+ e esperamos que todas as secretarias municipais e órgãos vinculados à Administração mandem representantes. O Fórum servirá como uma fase de pré-capacitação”, ressaltou.

Programação

23 de setembro, no Auditório Central da Unisc

  • 8 horas – Credenciamento
  • 8h30 – Abertura oficial
  • 9 horas – Apresentação artística Drag Hanna Harley (SCS)
    • 9h15 – Educação e Direitos Humanos
      • Camilo Darsie – Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da
        Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas,
        Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio
        Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA). Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
      • Fernando Seffner – Professor titular da faculdade de educação da UFRGS, coordenador da
        linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero no PPGEDU, e docente vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino de História
      • Mediador: Eduardo Saraiva – doutor em Ciências Humanas. Pós doutorado em Psicologia Social. Professor do curso de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC. Integrante do COMUDI.
      • Case projetos Escola Luiz Dourado
  • 13h30 – Políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+
    • Alberto Barreto – Doutor em Diversidade e Inclusão pela Universidade FEEVALE. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul/OAB RS
    • Gabriela Meindrad – Secretária Adjunta da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul
    • Marina Reidel – Diretora do Departamento de Proteção e Direitos de Minorias Sociais e Pop em Situação de Risco do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos
    • Mediador: Ruben Quintana – Coordenador Municipal da Diversidade e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ de Santa Cruz do Sul.
    • Case vivências Patricia Donner mulher Trans (SCS)
  • 15h30 – Coffee break
  • 17h30 – Intervalo
  • 19 horas – Culturas LGBTQIA+
    • Exibição Curta Metragem “Pobre, Preto, Puto”.
    • Diego Tafarel – diretor e roteirista na Pé de Coelho Filmes. Criador e organizador do Festival Santa Cruz de Cinema e presidente do SIAV RS
    • Convidados:
      • Alceu Silva – Produtor audiovisual
      • Gabriela Meindrad – Secretária Adjunta da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul
      • Marcelo Cora – Secretário Municipal de Cultura
      • Moderadora: Angélica Fonseca – Produtora Cultural
  • 21h30 – Apresentação artística com o ator João Carlos Castanha – Drag Maria Helena Castanha
  • 22 horas – Encerramento
  • 22h30 – Confraternização – About Club

LEIA TAMBÉM: Entenda por que o Orgulho LGBTQIA+ é comemorado internacionalmente em junho

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.