A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS. Esse será o tema da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Santa Cruz do Sul, que acontece nesta quarta-feira, 9, das 8 horas às 17 horas, na Câmara de Vereadores. O evento é uma realização da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem na coordenação o Conselho Municipal de Saúde.
A conferência é aberta à população e tem como objetivo reunir, de forma ampla, usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde para discutir e refletir sobre as condições de saúde mental da população, o acesso aos serviços do SUS e os avanços no cuidado, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema. Na ocasião, serão escolhidos os delegados – titulares e suplentes – para a conferência estadual.
LEIA MAIS: Santa Cruz realiza 2ª Conferência de Saúde Mental
Publicidade
As discussões durante a conferência municipal ocorrerão em torno de quatro eixos temáticos: I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade, equidade; IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós sindemia.
Dentre as atividades previstas, está o painel Contextualizando a saúde mental no cenário geral. Os participantes do evento deverão utilizar máscaras e apresentar comprovação de vacinação contra a Covid-19. As inscrições serão efetuadas no momento do credenciamento, na hora e local do evento, meia hora antes da abertura.
Programação:
- 13 horas: Retorno das atividades em grupo
- 14h30: Plenária de apresentação e votação do relatório final
- 16 horas: Escolha dos delegados para a 4ª CESM
- 17 horas: Encerramento
LEIA MAIS: Pesquisa revela impacto da pandemia na saúde mental dos jovens
Publicidade