A 29ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul teve início na manhã desta quinta-feira, 8, e segue até a próxima quarta, 14. O tradicional evento cultural da cidade retorna – após ter sido alocada no Parque da Oktoberfest – para a Praça Getúlio Vargas, no Centro. Segundo a gerente do Sesc, Roberta Pereira, a mudança é positiva para a organização. “Essa vibração da praça é muito boa. É um lugar central, as pessoas circulam mais e acaba tendo mais público”, disse, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã de hoje.
Em relação aos livreiros, Roberta ressalta que a estrutura segue semelhante a de anos anteriores. “Serão 17 livreiros, mais ou menos como nas outras edições. Porém, esse ano, vamos ter espaços mais interativos”, reforçou. Outra novidade do evento é o ‘Café dos Escritores’, local destinado para a realização de sessões de autógrafos e de programas ao vivo. A Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta, inclusive, será apresentada no espaço nesta quinta-feira, a partir das 11 horas.
Durante a semana, conforme Roberta, a programação costuma ser mais voltada para as escolas. Já aos fins de semana, há atividades para toda a família, como lançamento de livros, shows, entre outras. De segunda a sexta-feira, o evento inicia às 8h30 e segue até às 22 horas em alguns dias. No sábado e no domingo, ele também inicia às 8h30 e vai até às 19 horas.
Publicidade
Tema
Neste ano, o tema da Feira é Ler o que é daqui. A ideia, segundo Roberta, é chamar mais atenção para os talentos locais da literatura e outras modalidades artísticas. “Queremos incentivar a conhecer mais os escritores daqui que produzem e valorizar o trabalho deles”, finalizou. A escritora homenageada nesta edição é a cachoeirense Valquíria Ayres Garcia. Já a patrona é a porto-alegrense Diana Corso, que chega a Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira, 9, e fica até a próxima terça, 13.
A Feira do Livro é organizada pelo Sesc, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pela Prefeitura de Santa Cruz.
Publicidade
Confira a programação para esta quinta-feira:
9 horas – Início das atividades
Abertura Oficial do evento com participação de autoridades, convidados e comunidade em geral
Homenagem à escritora homenageada VALQUÍRIA AYRES GARCIA
10 horas – Encontro com o escritor GUSTAVO CZEKSTER: “As grandes histórias de terror” (anos finais
do Ensino Fundamental e Ensino Médio) – Local: Palco da Praça
14 horas – Encontro com o escritor GUSTAVO CZEKSTER: “As grandes histórias de terror” (anos finais
do Ensino Fundamental e Ensino Médio) – Local: Palco da Praça
15h30 – Narração de Histórias e Atividades com Animador Cultural
19 horas – Sarau poético-musical com a escritora MARLI SILVEIRA e o músico ROBERTO
POHLMANN – Local: Palco da Praça
19 horas – Encontro com o escritor LUIZ RUFFATO – Mediação: Eunice Piazza Gai – Profª do
Departamento e Mestrado em Letras da Unisc – Local: Anfiteatro do Curso de Direito da
Unisc
Publicidade
This website uses cookies.