ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

29 de fevereiro: veja histórias curiosas de quem celebra aniversário no dia

Osvino se acostumou com brincadeiras; Sofia celebra nesta quinta o 2º aniversário oficial | Fotos: Sinepe/Divulgação e Arquivo Pessoal

O dia 29 de fevereiro é uma data muito importante para Osvino Toillier. Foi nesse dia, em 1944, que o educador – ex-diretor do Colégio Mauá – nasceu em Santa Cruz do Sul. Os pais Gustavo e Otilia Toillier tentaram incluir a data na certidão de nascimento do filho, mas o cartório não aceitou e registrou como sendo 1º de março.

Assim, a cada quatro anos, o professor celebra não um, mas dois aniversários. “Nesse dia 29 de fevereiro, vou celebrar meus 20 anos e amanhã, 1º, meus 80”, brinca. Entretanto, a festa foi adiada para o fim de semana, na Casa Gaspar, com amigos e familiares – incluindo a esposa Silvania, de 74 anos, os filhos Carlos, 54, e Ana Luísa, 50, e as netas Manuela, 16, e Gabriela, 9. Mas sempre que pode, aproveita o ano bissexto para festejar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nos últimos anos, quantos santa-cruzenses nasceram em 29 de fevereiro? Entenda como funciona o registro

Publicidade

As piadas com a data de nascimento o acompanharam pela vida. E sempre foram bem-vindas. Na época em que trabalhava no colégio, os alunos inventavam diferentes brincadeiras. “Quando eu estava com 40 anos, falavam que na verdade eram 10. E quando eu era homenageado, sempre despontava a brincadeira com o dia 29 de fevereiro.”

Histórias como a de Toillier são consideradas raras: a chance de nascer na data é de uma em 1.461 – ou seja, a quantidade de dias de um ano bissexto para outro.

Publicidade

Esta quinta também é aniversário de 8 anos de Sofia Manueli Foletto, que nasceu no dia 29 de fevereiro de 2016. Sua mãe, Juliane Patrícia da Silva, 33, confessa que tentou incluir na certidão de nascimento o dia 1º de março. No entanto, a data não pôde ser escolhida, sendo determinada pela declaração de nascido vivo (DNV) emitida pelo hospital. Assim, a alteração é feita somente se solicitada judicialmente.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Comemorar o aniversário a cada quatro anos me faz sentir mais jovem”, diz agricultor nascido em ano bissexto

Apesar da confusão, Juliane, que na época não sabia que o registro teria que ser feito no dia 29, brinca com o fato. “Hoje ela finalmente vai completar 2 anos”, diz a mãe. Normalmente a festa de aniversário é sempre no início de março. Mas em 2024, os pais prepararam uma surpresa para a filha.

Fatos históricos de 29 de fevereiro

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ano de 2024 terá dez feriados nacionais e oito pontos facultativos; veja a lista

Publicidade

Registros devem observar data de nascimento

Responsáveis por realizar o registro de nascimento de todos os brasileiros, os Cartórios de Registro Civil devem proceder retratando fielmente a realidade dos fatos, isto é, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito com essa data. A certificação da data vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.

“Os registradores civis devem obedecer ao que dispõe a Lei de Registros Públicos, onde diz que a certidão de nascimento deve conter, de forma exata, a hora, o dia, o mês, o ano e o local do nascimento, e constitui ilícito a falsidade do registro, consistente em modificar a data real do nascimento. Com isso, o registro de nascimentos ocorridos em 29 de fevereiro, que acontece em anos bissextos, deve resguardar a realidade do fato, ainda que a data exata de nascimento se repita somente a cada quatro anos”, explica o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann.

Publicidade

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nascimento no dia 29 de fevereiro exige o registro na data correta

Os dados são da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Arpen-Brasil e que conta com os registros de todos os nascimentos em território nacional. O recorde nacional aconteceu em 2016, com 6.640 nascimentos.

Imperador romano

São necessários 365 dias e seis horas para a Terra completar a órbita em torno do Sol. Essas horas adicionais, a cada quatro anos, completam as 24 para o dia extra do ano bissexto. Essa medida da astronomia é implementada nos relógios e calendários para acompanhar o movimento de translação do planeta e as estações.

Publicidade

A escolha pelo dia extra em fevereiro foi feita pelo imperador romano César Augusto. Ele desejou que o oitavo mês do ano fosse uma homenagem ao seu nome, agosto. Porém, o mês tinha um dia a menos que julho, que homenageia Júlio César, seu antecessor. Assim, retirou de fevereiro – que teria 29 dias e um dia extra a cada quatro anos – para que agosto tivesse o 31º dia.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta