O Grêmio Esportivo 28 de Setembro completa 68 anos nesta segunda-feira, 28. Desta vez, as comemorações serão diferentes. Ao invés do tradicional jantar-baile, que seria no sábado, os atletas se reuniram durante a manhã para beneficiar 85 famílias com cestas básicas e para presentear 107 crianças com brinquedos no Loteamento Beckenkamp, no Bairro Dona Carlota. A iniciativa contou com a parceria de empresas e pessoas físicas. As pessoas contempladas foram cadastradas anteriormente.
O clube de veteranos teve a sua primeira sede na residência de Frederico (Fritz) List, pai do falecido vereador George List, na esquina das ruas 28 de Setembro com Afonso Pena, onde atualmente está localizada a Padaria Goiás. O primeiro campo se localizava nas proximidades da Peixaria Alaska, na Avenida Gaspar Bartholomay. Foi o primeiro campo fechado, com tábuas e costaneira. Já o segundo campo foi na área da BR-471, no fim da Rua Félix Hoppe, onde está a Indústria e Comércio de Ferros Bortolaso.
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses entregam 220 quilos de alimentos a famílias atingidas por temporal em Alegrete
Depois, jogou um período no campo do EC Rio Pardinho, até se fixar no Estádio Carmo Haar, em 1990, localizado no fim da Rua 28 de Setembro. A sede está em uma área de 1,8 hectare cedida em comodato pelo município. A área construída é de 230 metros quadrados, com copa, três vestiários, banheiros masculino e feminino, sala de reuniões e acervo, varanda e churrasqueira.
Publicidade
Conforme o integrante Celso Karsburg, o clube esteve fechado durante alguns anos da década de 1960. Carmo Haar foi presidente de 1972 a 1995, conhecido como Chico do 28. Ele era irmão de Enar “Biduca” Haar, o integrante mais antigo atualmente, com 80 anos. Biduca está no clube desde 1954. Para ele, não ter a confraternização anual é um momento de tristeza. “No ano passado, faltou ingresso para o jantar. A procura foi muito grande”, destaca. Biduca vê a terceira geração fazendo parte do clube, com os netos dos fundadores em campo. “Dá saudade dos tempos de lateral-esquerdo”, diz, com uma dose de saudosismo.
Atualmente, o 28 de Setembro conta com dois times de 25 jogadores cada, nas categorias Master (45 anos ou mais) e Veteranos (35 anos ou mais). Os jogos são nos sábados à tarde, contra equipes locais e regionais. O atual presidente é Vicente Grüber. A principal conquista é a Taça João Gouveia, em 1985, no Campeonato Municipal de Veteranos, com uma vitória por 1 a 0 sobre o FC Santa Cruz. O árbitro da partida foi Urbano Knorst, na época, prefeito de São Jerônimo. Ele era do quadro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e apitou no Campeonato Gaúcho – foi escalado, inclusive, para clássicos Gre-Nal.
O clube está na internet com a página facebook.com/ge28desetembro.
Publicidade