Expoagro Afubra

22ª Expoagro Afubra começa em uma semana, veja como estão os preparativos

Faltando uma semana para o início do evento, a Expoagro Afubra começa a ganhar forma. Com o encerramento da Expodireto, na última sexta-feira, 8, os estandes de diversas empresas começaram a ser transferidos para o parque localizado em Rincão Del Rey, no interior de Rio Pardo. Em paralelo a isso, chegam os primeiros animais que estarão expostos ao público e seguem os cuidados com as lavouras demonstrativas. A 22ª Expoagro Afubra ocorrerá de 19 a 22 de março, com 535 expositores já confirmados.

O coordenador do evento e vice-presidente da Afubra, Marco Antônio Dornelles, falou sobre os preparativos em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã de segunda-feira, 11. Assim como já ocorreu em anos anteriores, a inovação será uma das grandes propostas desta edição.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra receberá seminário de turismo rural

Publicidade

“Todos os serviços que estão aí, as startups levando tecnologia aos pequenos produtores, com o auxílio das empresas e das cooperativas”, afirmou. Segundo ele, muitas vezes essas tecnologias são relativamente pequenas, como plataformas digitais que permitem o acesso do agricultor ao mercado e fazem grande diferença.

Destaca ainda o espaço de inovação do agro e reuniões que serão realizadas com as secretarias estaduais e Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário para tratar sobre o tema. Ressalta ainda a participação das universidades, como a Unisc e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), das fumageiras e dos próprios expositores que, muitas vezes, usam a feira para lançar novos produtos e soluções necessidades da agricultura familiar.

LEIA MAIS: Diversificação, informação e difusão de tecnologias estarão em debate na Expoagro

Publicidade

Outro ponto alto serão os painéis e debates, que contarão com a presença de líderes setoriais, políticos, entidades representativas e os próprios agricultores. “Um exemplo é um painel sobre a pecuária leiteira no Rio Grande do Sul, que está sendo organizado pela Emater/RS-Ascar.” A proposta é debater os rumos da atividade e como a importação de leite pelo Brasil impacta o preço pago para os produtores. “É um gargalo que precisa ser debatido e talvez a gente consiga encaminhar algo”, acrescentou Dornelles.

A cerimônia de abertura será transmitida pela internet, e entre as autoridades já confirmadas estão o governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. Além deles são esperados vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e presidentes de entidades representativas, entre outros. Ao longo da semana, novas confirmações são aguardadas e a lista definitiva será divulgada na próxima segunda-feira, véspera da abertura.

Lavouras demonstrativas e estruturas temporárias já podem ser avistadas no parque | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: FOTOS: Expoagro Afubra 2024 é oficialmente lançada

Publicidade

Melhorias para a experiência do público

Alguns dos investimentos mencionados por Marco Dornelles no que diz respeito à melhoria das infraestruturas do parque são na parte de energia elétrica, captação de água e estacionamento, cuja capacidade foi aumentada para 15 mil vagas. A internet móvel, uma antiga queixa dos visitantes, contudo, segue sem avançar. “Gostaríamos de ter uma cobertura como a existente aqui na cidade”, lamentou. Os expositores terão redes específicas, e a expectativa da Afubra é de que não haja dificuldade para o acesso.

O coordenador salientou que não é possível distribuir o público de forma igual entre os quatro dias. Isto é, haverá momentos em que o parque estará lotado e, por isso, algumas atividades podem se tornar mais complicadas, e outros em que menos pessoas estarão circulando. “Alertamos a aqueles que desejam participar para que vão ao parque com antecedência. Naquele horário entre 9 e 10 horas, o trânsito fica complicado e não tem como acessar o estacionamento com velocidade maior que 10 quilômetros por hora.”

Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: Expoagro Afubra 2024 terá estacionamento ampliado e foco na segurança

Publicidade

Agricultura familiar

Um dos espaços mais movimentados e concorridos do parque é sem dúvida o Pavilhão da Agricultura Familiar. Nesta edição, já estão confirmadas 200 agroindústrias de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Marco Dornelles disse não ter dúvidas de que o tradicional sucesso será novamente alcançado neste ano. “É uma forma de mostrar aos agricultores que eles podem investir e agregar valor, além de proporcionar que as pessoas adquiram produtos artesanais de qualidade e que muitas vezes não se encontram nos supermercados.”

Colaborou Leandro Porto

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE A EXPOAGRO AFUBRA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.