Geral

21ª edição da Romaria da Santa Cruz será realizada em 11 de setembro

A 21ª Romaria da Santa Cruz ocorrerá no dia 11 de setembro, em Santa Cruz do Sul, com o tema Da Cruz nasce a Eucaristia. A celebração será coordenada pelo padre Lucas Del Osbel e terá início às 8h30, com a acolhida dos romeiros em frente à Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. A caminhada de aproximadamente dois quilômetros tem como destino o Seminário São João Batista, onde está plantada a cruz da Romaria.

Durante o trajeto da caminhada, os peregrinos seguem em oração, louvor e gratidão. Às 10 horas, o bispo dom Aloísio Alberto Dilli presidirá a Santa Missa e a inauguração do Altar-Monumento da Romaria junto ao Seminário. Às 11h15, será invocada a bênção individual da saúde para os romeiros que desejarem. A programação continua no local, com almoço, apresentações artísticas e momento para confissão. Às 14h30 ocorre a celebração de envio.

LEIA TAMBÉM: “Queremos implementar o turismo religioso”, explica prefeito sobre Cristo de Sobradinho

Publicidade

Novo altar-monumento junto ao Seminário São João Batista também vai ser inaugurado | Foto: Alencar da Rosa

A preparação da romaria inicia-se nesta quarta-feira, 7, às 19h30, com uma live formativa com transmissão pelo Facebook da Diocese. Na sexta-feira, 9, às 19h30, em formato híbrido (online e presencial), os fiéis estão convidados a rezar a Via-Sacra junto com os seminaristas do Seminário Interdiocesano São João Batista. E no sábado, 10, às 15 horas, será realizado um encontro com jovens em preparação à Romaria, no Seminário São João Batista. Os jovens são responsáveis pela acolhida dos romeiros.

O padre Rodrigo Hillesheim explica que a 21ª Romaria da Santa Cruz tem duplo objetivo. “O tema da celebração motiva na caminhada da Iniciação à Vida Cristã, assumida pela Diocese como uma prioridade. A Eucaristia é fonte e ápice da vida cristã, alimenta a fé e fortalece a comunidade. Ao comungarmos do corpo e do sangue do Senhor, entramos em comunhão com a vida d’Ele. Além disso, durante a celebração ocorre a inauguração do nosso altar-monumento, junto ao Seminário Propedêutico Interdiocesano São João Batista, que servirá para celebração eucarística em nossa Romaria diocesana”, disse. A partir de outubro, missas serão realizadas junto ao altar-monumento, sempre no segundo domingo de cada mês, às 17 horas.

LEIA TAMBÉM: Equipe conclui obra da estátua do Cristo Protetor de Encantado

Publicidade

Infraestrutura

Com a expectativa de receber grande número de fiéis provenientes das 51 paróquias, a 21ª Romaria da Santa Cruz contará com uma extensa estrutura de apoio em serviços de saúde, alimentação e acolhimento para receber os visitantes. De acordo com o reitor do Seminário São João Batista, padre Lucas Del Osbel, voluntários farão a recepção dos romeiros.

“As portas do Seminário estarão abertas a partir das 7 horas. Teremos tendas de alimentação, tenda das pastorais, tenda de chimarrão e da livraria diocesana. Além de lugar reservado para confissão, a capela também estará disponível para Adoração ao Santíssimo”, explica.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.