Sinais de novos tempos nos cercam por todos os lados há pelo menos três anos. A digitalização dos negócios e do mundo já é uma premissa do mercado atual e quem ainda não se familiarizou com o assunto está muito atrasado. Digitalizar o negócio significa ir além do uso de tecnologias e da implementação de metodologias como Ágile e Scrum. Design Thinking é o novo empreendedorismo. Significa criar um novo negócio dentro do negócio que já existe. Isto exige revisão de modelo, mudança de estrutura, cultura e principalmente uma mudança radical no modelo mental das pessoas que compõem a organização.
A digitalização é apenas a primeira de várias etapas de mudança nos modelos de negócios e da sociedade. A revolução atual tem duração prevista de pelo menos 25 anos. Mentes cristalizadas continuam olhando a vida e o mundo do mesmo jeito: buscando garantias, previsões, fórmulas prontas. Responder não basta! Inovar diariamente já é condição de continuidade e olhar por outro ângulo a nova inteligência.
O desemprego atual pouco tem a ver com governo ou crises econômicas, tem a ver com a mudança. Em 2020 a automação e a mobilização começam a ficar massivas, ou seja, muitos postos serão extintos e muito espaço físico será revisto.
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Frente aos desafios do planeta, países e empresas estão no último lugar do ranking de iniciativas relacionadas aos desafios de sustentabilidade globais. ONGs e empreendedores livres estão no topo do movimento, liderando a grande transformação do planeta. Uma nova economia global está em formação e profissionais livres flutuam no mundo digital em modelos completamente diferentes. O desejo principal de hoje é a liberdade garantida em troca de entregas de alta qualidade.
Muitos postos de trabalho deixarão de existir e novas oportunidades surgirão, mas uma grande dor acompanha este movimento: a maioria dos profissionais não está qualificada. As vagas do futuro exigem fluência digital e mindset global.
A digitalização dos negócios já traz estruturas mais enxutas com capacidade de escalar dez vezes mais usando dez vezes menos. São novos negócios que sabem que terão alguns anos de vida e que precisam se reinventar. O sucesso e o emprego garantido já deixaram de existir. Profissionais precisam despertar o mais rápido possível para esta realidade e correr atrás das novas qualificações. O profissional da próxima década tem uma identidade social e profissional muito clara, e muda de roupa, de empresa e de segmento sempre que for necessário.
Onde está a sua atenção? Na choradeira diária de um mundo que já se provou decadente ou na caça às oportunidades que surgirão? 2020 já será de quem se antecipa, não de quem dorme no ponto.
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