Categories: Regional

“2015 foi marcado pela integração entre escolas”, ressalta Ivone Kirst

Apesar dos ajustes realizados para reduzir o orçamento da pasta, a secretária interina de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, Ivone Kirst, afirmou que o ano de 2015 se constituiu de diversos pontos positivos para a área na qual atua. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 14, ela ressaltou a grande união entre a pasta e a rede de ensino do município. “Houve uma integração bem grande entre escolas, direções, que caminharam junto com a gente. Isso também reflete no bem estar e na aprendizagem do aluno”, opinou. 

A crise financeira que assolou o Rio Grande do Sul também acabou causando algumas mudanças no planejamento da Secretaria de Educação para este ano. É o caso da redução dos postos de vigilância nas escolas, que gerou uma série de mobilizações por parte da comunidade escolar. “Devido ao alto custo, tivemos que reformular tudo, repensar uma nova forma de fazer”, explicou. Segundo Ivone, até o início do próximo ano letivo as novas alterações já serão colocadas em prática. O processo licitatório já foi aberto e segue em andamento para definir o futuro da vigilância. 

Porém, a secretária já adiantou algumas das novidades. “Vamos ampliar o esquema. A vigilância vai, em parte, ser feita pela Guarda Municipal e a própria Brigada Militar também vai nos ajudar. Está sendo pensado um plano em conjunto”, reforçou. 

Publicidade

No que toca ao transporte escolar no município, Ivone Kirst disse que há um planejamento sendo estudado por uma equipe da secretaria para solucionar a questão. “O municípío pode chegar a assumir esse transporte. Isso implicaria em comprar veículos, contratar motoristas. Estamos avaliando a possibilidade”, revelou. O auxílio de uma empresa terceirizada também não seria dispensado, conforme a titular da pasta. 


Ivone esteve acompanhada de Margarete Rodrigues e Lígia Hoppe
Foto: Marília Nascimento/Portal Gaz

Educação Infantil 

Publicidade

Junto de Ivone, a coordenadora das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), Lígia Hoppe, também esteve nos estúdios da Rádio Gazeta nesta segunda. Lígia comentou que Santa Cruz está preparada para se adequar à legislação que exige que todas as crianças de 4 a 5 anos sejam inseridas na pré-escola. “Estamos otimizando espaços, ajustando o quadro de profissionais e economizando. Acredito que o município vai conseguir atingir 100% do atendimento no próximo ano”, afirmou. 

Sobre o deficit nas Emeis, Lígia comentou que algumas escolas e creches foram construídas através de parcerias ou estão previstas para 2016 para tentar suprir a falta de vagas. “Além disso, também estamos projetando adequações no espaço físico das Emeis já existentes. Onde pudermos aumentar, estamos fazendo. Ações estão sendo feitas para melhor atender nossas crianças”, acrescentou. 

Cultura 

Publicidade

Além das duas representantes da Educação, a coordenadora do Departamento de Cultura do município, Margarete Rodrigues, também comentou o trabalho realizado pelo setor no ano de 2015. “Trabalhamos bastante no plano municipal de cultura e também no fundo de cultura, que estará ativo em 2016”, reforçou. Segundo Margarete, o Fundo consiste em uma contribuição do município direcionada para artistas e projetos culturais da cidade. Ele conta com verbas, também, do governo do Estado e da União. “Assim, temos uma gama de verbas para distribuir em projetos municipais”, detalhou. 

Além disso, a coordenadora ressaltou as iniciativas que deram certo em 2015 e que, por conta disso, irão retornar em 2016. “O Café Cultural, por exemplo, está dando frutos. Fizemos duas edições. Esperamos que no ano que vem possamos fazer todo mês”, disse. O projeto trata de trazer empresas para conhecer o que é feito culturamente em Santa Cruz, gerando um diálogo sobre as diversas formas de fomentar o setor tanto no âmbito regional quanto no municipal. 

VEJA QUEM SERÃO OS PRÓXIMOS ENTREVISTADOS

Publicidade

– 15/12 – César Cechinato (Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia)
– 16/12 – Lenomar Mello (Obras e Viação)
– 17/12 – Jéferson Gerhardt (Planejamento e Gestão)
– 18/12 – Henrique Hermany (Saúde)
– 21/12 – Zeno Assmann (Fazenda)
– 22/12 – Edemilson Severo (Administração) e Ricardo Scherer (Procuradoria Geral do Município)
– 23/12 – Helena Hermany (Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação)
– 24/12 – Telmo Kirst

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.