Com a chegada do pagamento do 13º salário, é tradição entre os brasileiros separar parte deste reforço no orçamento familiar para fazer uma reforma ou melhoria na casa. Separa-se uma verba para pintura de paredes, reforma do telhado e até para a compra de um móvel ou eletrodoméstico. Com a chegada do verão, os aparelhos de ar-condicionado entram na pauta do dia do consumidor. Um aspecto que pouco chama atenção é a condição das instalações elétricas, por estarem dentro das paredes ou sobre o forro. A RGE e a RGE Sul, distribuidoras do Grupo CPFL Energia, por meio da Campanha Chega de Choque, alertam para importância de ter a fiação elétrica em dia para evitar dor de cabeça no futuro.
Redes elétricas internas antigas podem trazer muitos problemas para os consumidores. Por exemplo, o desgaste natural dos cabos pode provocar fuga de energia elétrica, elevando o valor da conta da luz e, no limite, aumentando o risco de curtos-circuitos e até incêndios. É comum também no Brasil o uso de tomadas antigas e fora do padrão vigente, com espelhos deteriorados e expondo a fiação para o contato indevido de crianças e animais.
Em casos em que apartamentos e casas foram construídos há muito tempo, a fiação elétrica pode tornar-se defasada, seja pelo fato de fios e cabos usados terem sido feitos com produtos e tecnologias ultrapassadas, seja pelo fato da residência não ter sido planejada para suportar os novos equipamentos da vida moderna, como ar-condicionado, micro-ondas, computadores, celulares, tablets e outros. Por esse motivo, é muito importante identificar a hora certa de reformar a instalação elétrica de um imóvel.
“O Grupo CPFL está comprometido com a segurança da população. Em razão disso, reforça as dicas de segurança na época em que se recebe o 13º salário. A melhor maneira de saber como está o estado das instalações elétricas da residência é chamar um profissional especializado, para realizar uma inspeção em todos os pontos”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.
Para reforçar a importância do assunto, a Campanha Chega de Choque traz dicas de segurança que ajudam a proteger as residências:
- Fios descascados, amassados ou com corrosão na capa isolante devem ser imediatamente substituídos;
- Fique atento à temperatura dos fios dos aparelhos. Se eles ficarem muito aquecidos durante o uso, chame um técnico eletricista;
- Não realize ligações de novas tomadas, disjuntores ou faça qualquer adaptação na instalação. Sempre que for necessário, conte com o trabalho de um profissional;
- Nunca ligue um fio diretamente na tomada ou desligue aparelhos puxando-os pelo fio;
- Nunca use ‘benjamins’ para ligar mais de um aparelho na mesma tomada. Ligue apenas um aparelho por tomada;
- As tomadas, disjuntores e aparelhos elétricos devem ficar distantes de pias, torneiras ou de outros locais onde há água. Se isso não for possível, tome cuidado para que os equipamentos não entrem em contato com líquidos;
- Não utilize aparelhos elétricos durante o banho, como barbeador;
- Quando ocorre o desarmamento de disjuntores com frequência, ou queima constante de fusíveis, é sinal que a instalação elétrica da sua casa está sobrecarregada. Neste caso, chame um eletricista para verificar a fiação;
- Nunca coloque arames ou moedas no lugar de fusíveis;
- Se for viajar, desligue todos os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Quando for trocar uma lâmpada ou o chuveiro, desligue disjuntores e a chave geral. Além disso, não toque na parte metálica da lâmpada;
- Evite deixar cortinas ou tapetes sobre os fios elétricos para evitar um incêndio em caso de curto circuito;
- Nunca deixe o carregador do celular ligado na tomada sem o celular.
- Choques ao tocar no registro do chuveiro elétrico ou na porta da geladeira são indícios que a rede elétrica está com problemas;
- Caso sinta cheiro de queimado, fumaça ou cabo derretido, chame imediatamente um técnico eletricista;
- Opte por instalar o novo padrão de tomada, com entrada para três pinos. Ao instalar o novo padrão, contrate um profissional para realizar o aterramento da tomada, o que trará mais segurança para os equipamentos;
- Compre materiais elétricos com selo do Inmetro, o que garante que são produtos testados e de boa qualidade;
- Antes de comprar novas tomadas para a residência, verifique a amperagem dos interruptores dos eletrodomésticos. Alguns modelos de micro-onda, secador de cabelo e fogão usam tomadas de 20 ampère por demandarem mais energia;
- Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isto evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas;
- Revise toda a fiação da sua casa a cada cinco anos como precaução.
Para qualquer necessidade com a rede elétrica os clientes devem entrar em contato pelos seguintes meios:
- Aplicativo: CPFL Energia, disponível para Android e iPhone
- Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br
- RGE – 0800 970 0900 ou SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, mandar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro).
- RGE Sul – 0800 707 7272 ou SMS com o Seu Código para 28410 (se nunca usou o serviço, mandar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro).
Fonte: Assessoria de comunicação da RGE e da RGE Sul