ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

20 dicas para reformar instalação elétrica de casa com segurança

Com a chegada do pagamento do 13º salário, é tradição entre os brasileiros separar parte deste reforço no orçamento familiar para fazer uma reforma ou melhoria na casa. Separa-se uma verba para pintura de paredes, reforma do telhado e até para a compra de um móvel ou eletrodoméstico. Com a chegada do verão, os aparelhos de ar-condicionado entram na pauta do dia do consumidor. Um aspecto que pouco chama atenção é a condição das instalações elétricas, por estarem dentro das paredes ou sobre o forro. A RGE e a RGE Sul, distribuidoras do Grupo CPFL Energia, por meio da Campanha Chega de Choque, alertam para importância de ter a fiação elétrica em dia para evitar dor de cabeça no futuro.

Redes elétricas internas antigas podem trazer muitos problemas para os consumidores. Por exemplo, o desgaste natural dos cabos pode provocar fuga de energia elétrica, elevando o valor da conta da luz e, no limite, aumentando o risco de curtos-circuitos e até incêndios. É comum também no Brasil o uso de tomadas antigas e fora do padrão vigente, com espelhos deteriorados e expondo a fiação para o contato indevido de crianças e animais.

Publicidade

Em casos em que apartamentos e casas foram construídos há muito tempo, a fiação elétrica pode tornar-se defasada, seja pelo fato de fios e cabos usados terem sido feitos com produtos e tecnologias ultrapassadas, seja pelo fato da residência não ter sido planejada para suportar os novos equipamentos da vida moderna, como ar-condicionado, micro-ondas, computadores, celulares, tablets e outros. Por esse motivo, é muito importante identificar a hora certa de reformar a instalação elétrica de um imóvel.

Publicidade

“O Grupo CPFL está comprometido com a segurança da população. Em razão disso, reforça as dicas de segurança na época em que se recebe o 13º salário. A melhor maneira de saber como está o estado das instalações elétricas da residência é chamar um profissional especializado, para realizar uma inspeção em todos os pontos”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Para reforçar a importância do assunto, a Campanha Chega de Choque traz dicas de segurança que ajudam a proteger as residências:

Publicidade

 

Publicidade

Para qualquer necessidade com a rede elétrica os clientes devem entrar em contato pelos seguintes meios:

Fonte: Assessoria de comunicação da RGE e da RGE Sul

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta