Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM SANTA CRUZ

1º Festival Jazz n’Blues segue até este domingo na Praça da Cultura

Foto: Albus Produtora

O fim de semana promete ser de muita música, reencontros e integração entre gerações em Santa Cruz do Sul. Essa foi a impressão da abertura da primeira edição do Festival Jazz n’Blues, ocorrida na noite desta sexta-feira, 29, na Praça da Cultura. O primeiro show foi do Quarteto Canjerana, seguido de Guto Konrad e Josiel Konrad. Com nove atrações que vão desde artistas locais até nomes internacionais, o evento continua até domingo, 1º, com entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM: Comemoração dos 145 anos de Santa Cruz será ao som de Jazz n’Blues; conheça as atrações

Antes do início das apresentações, o secretário municipal da Cultura, Marcelo Corá, agradeceu a presença de todos e reforçou que uma atividade como essa só pode ser obtido se a população comprar a ideia. “Quando um produtor como o Carlos Branco e a Prefeitura lançam um evento, a gente espera ver isso aqui cheio. Ver todos vocês aqui hoje, sem dúvida, dá um grande estímulo para continuarmos trabalhando.”

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz terá intensa programação cultural para celebrar os 145 anos; veja atrações

Organizador de outros cinco festivais como esse na Região Sul do Brasil, Carlos Branco, da Branco Produções, foi também o responsável por escolher os artistas. Segundo ele, apesar do nome, tanto o Jazz como o Blues possuem diversas variações e combinações com outros estilos. “O Jazz atual contempla misturas com a música latina, africana, hip hop, soul e funk. É um ritmo muito aberto”, destaca.

Já o Blues, segundo ele, é mais tradicional, mas também recebeu influência de diversos outros gêneros, inclusive da música brasileira. “Aqui no Rio Grande do Sul temos artistas como Renato Borghetti e Luiz Carlos Borges que fundem a música brasileira com o Jazz e os ritmos regionais gaúchos”, observa.

Publicidade

Ao comentar sobre as expectativas acerca aceitação do público santa-cruzense, Branco diz que elas foram superadas já no lançamento, ocorrido em julho. “Esperávamos receber cerca de 80 pessoas na HBier e tivemos mais de 300. Isso nos surpreendeu muito e mostrou que o Jazz n’ Blues estava indo no caminho certo e que a cidade acolheu a proposta.”

LEIA MAIS: Atrações nacionais e internacionais estarão no Santa Cruz Jazz n’ Blues; veja programação

Como exemplo, o profissional citou o POA Jazz, um evento muito popular em Porto Alegre e que a comunidade aguarda sempre com ansiedade. “Estou sentindo que aqui também teremos esse interesse e as pessoas ficarão perguntando todos os anos quais serão os músicos participantes.”

Publicidade

A organização enfatiza que não é permitida a entrada na Praça da Cultura com isopores, coolers, copos e garrafas de vidro. Os alimentos e bebidas consumidas devem ser adquiridos nos estabelecimentos presentes no local. A realização do Festival Jazz n’ Blues é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Ministério da Cultura, Branco Produções e Samba Estúdio Design, com patrocínio Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu Seguros, além do apoio da HBier Cervejaria e Hotel Charrua.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.