Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NOSTALGIA

1º Encontro de Veículos Antigos atraiu público de toda a região

Foto: Rafaelly Machado

1º Encontro de Veículos Antigos levou inúmeros admiradores de raridades automotivas ao Parque da Oktoberfest

Os apreciadores e colecionadores de veículos antigos tiveram dois dias para conferir centenas de carros e motos em exposição no Parque da Oktoberfest. Com a realização do 1º Encontro de Veículos Antigos, que marcou os 20 anos do clube Veteran Car, de Santa Cruz do Sul, inúmeras pessoas, inclusive de outros municípios, circularam pelos pavilhões da Festa da Alegria entre sábado, 9, e domingo, 10. Em função das chuvas e dos diversos prejuízos ocasionados pela enchente, especialmente no Vale do Taquari, o número de veículos ficou abaixo do esperado.

Conforme o presidente do Veteran Car, Carlos Eduardo Pitzer, o Dudu, foram registrados em torno de 300 veículos, expostos por proprietários vindos de 10 cidades próximas. Os carros e as motos ficaram nos pavilhões Central, 1 e 2, e em uma área externa do parque. Em todos os locais reservados para eles, chamaram a atenção do público.

Atrativos: veículos antigos foram expostos nos pavilhões Central, 1 e 2 e em uma parte da área externa do Parque da Oktoberfest

LEIA TAMBÉM: Encontro para mostrar toda a paixão por carros é realizado no estacionamento do Shopping Santa Cruz

Publicidade

Foi o caso do vendedor Ariel Pilz, de 37 anos, de Venâncio Aires. Na companhia da esposa, a secretária Rafaela Leindecker, de 36, e do filho, Enzo Leindecker Pilz, de 2 anos, ele, que gosta de carros antigos, estava atento aos modelos em exposição. “Já tive um Fiat 147, um Opala e motos antigas”, disse, informando o interesse em adquirir novamente um Opala. “O uso é para passeios em família”, adiantou. Sempre que há eventos do segmento, o casal costuma participar.

Igualmente interessado estava Josué Fagundes Teixeira, de 41 anos, proprietário da oficina Mestre Old Trucks, de Santa Cruz do Sul. Com nove veículos expostos (três dele e outros seis de clientes), Josué contou que trabalha com o restauro de caminhonetes antigas, e também com a venda de peças, há 12 anos. “Atendo clientes de todo o Brasil. As caminhonetes hoje são colecionáveis. Há muito tempo serviram como utilitários de serviço, mas agora são obtidas por quem é colecionador”, disse, fazendo referência a um modelo C10, ano 1971, que está restaurando para um cliente de Brasília.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: preciosidades do Old School Day podem ser conferidas até as 22 horas deste sábado

Publicidade

De motorista de caminhão a empreendedor do ramo, Josué se diz realizado com a mudança de profissão. “Faltava mão de obra para essa parte de restauro e eu decidi arriscar. Hoje, tenho muito trabalho e a agenda de 2024 já está lotada”, comemorou.

Não é só um carro antigo

O Veteran Car possui 70 integrantes de Santa Cruz do Sul e de outros municípios próximos e é filiado à Federação Brasileira de Carros Antigos. Ao falar sobre encontros desse segmento, o presidente do clube Carlos Eduardo Pitzer, o Dudu, ressaltou que o carro antigo é história. “É uma peça, uma característica do dono. Muitas vezes é a história de uma família. Quem costuma participar desse tipo de evento acaba relembrando coisas relacionadas àqueles veículos que estão em exposição. Também é importante lembrar que o veículo empurrou a civilização para frente, faz parte desse contexto de desenvolvimento”, enfatizou.

Dudu Pitzer, um dos organizadores do 1º Encontro de Veículos Antigos

LEIA TAMBÉM: Festival Brasas e Acordes será no próximo domingo; veja detalhes

Publicidade

Atrações

Além dos principais clubes de carros antigos do sul do Brasil, com veículos de todas as categorias, o evento teve shows de bandas de rock, food trucks e venda de cervejas artesanais. No domingo, também houve a premiação dos 50 carros que se destacaram em quesitos como originalidade e visual, e mais show musical.

No decorrer do evento, também foram arrecadados donativos para as vítimas da enchente. Conforme a organização, a colaboração foi extremamente importante e, tão logo seja possível, será montada uma força-tarefa para levar as doações até as cidades atingidas.

O evento teve patrocínio de Hellen Bier e JTI.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.