Regional

1º Encontro de Povos Tradicionais tem como foco políticas públicas de inclusão

Promover um momento de reflexão para a união foi um dos principais objetivos do 1º Encontro de Povos Tradicionais de Santa Cruz do Sul. A definição é da vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Tatiana Santos Schuster, em seu pronunciamento de abertura, representando a presidente da entidade, Vera Lúcia Silveira. “Este encontro foi pensado pelo Compir para compartilhar demandas e apresentar propostas. Precisamos debater sobre projetos de políticas públicas de inclusão. Para o Compir, é uma honra ser precursor desta ação afirmativa no município”, declarou.

LEIA MAIS: Cinco livros escritos por mulheres negras para serem lidos em julho

O encontro, que iniciou na manhã dessa sexta-feira, 22, e se estendeu neste sábado, 23, acontece no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Presente no evento nessa sexta, o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson de Bello, representando a prefeita Helena Hermany, pronunciou-se na abertura. “Desejamos que seja um momento de muita reflexão, e de crescimento, na busca da equidade de direitos. Quero parabenizar o Conselho por esta ação. Enquanto representantes do poder público, vamos receber com muito carinho todas as sugestões que forem discutidas neste encontro”, afirmou.

Publicidade

O secretário de Educação, Wagner Machado, também prestigiou o evento. “Conhecemos muito bem nossos povos tradicionais, e nossas realidades. E encontros como este, de debates, de discussão, de aprendizado, servem para evoluirmos enquanto sociedade”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Fiocruz debate influência da pandemia nas lutas das mulheres negras

A programação teve sequência com explanações sobre temas como segurança alimentar, conservação do solo, e apresentações culturais. No início da tarde o foco do debate foi direitos humanos voltado às mulheres, e roda de saberes tradicionais. Neste sábado, a programação tem continuidade. Saúde popular comunitária e agricultura familiar serão abordadas por palestrantes. O encerramento está previsto para às 16 horas.

Publicidade

O 1º Encontro de Povos Tradicionais de Santa Cruz do Sul é promovido pelo Compir, com apoio da Unisc, município de Santa Cruz do Sul, e Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat).

LEIA TAMBÉM: Por que ainda existe tanta desigualdade? Veja relatos e entenda a importância da representatividade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.