Promover um momento de reflexão para a união foi um dos principais objetivos do 1º Encontro de Povos Tradicionais de Santa Cruz do Sul. A definição é da vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Tatiana Santos Schuster, em seu pronunciamento de abertura, representando a presidente da entidade, Vera Lúcia Silveira. “Este encontro foi pensado pelo Compir para compartilhar demandas e apresentar propostas. Precisamos debater sobre projetos de políticas públicas de inclusão. Para o Compir, é uma honra ser precursor desta ação afirmativa no município”, declarou.
LEIA MAIS: Cinco livros escritos por mulheres negras para serem lidos em julho
O encontro, que iniciou na manhã dessa sexta-feira, 22, e se estendeu neste sábado, 23, acontece no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Presente no evento nessa sexta, o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson de Bello, representando a prefeita Helena Hermany, pronunciou-se na abertura. “Desejamos que seja um momento de muita reflexão, e de crescimento, na busca da equidade de direitos. Quero parabenizar o Conselho por esta ação. Enquanto representantes do poder público, vamos receber com muito carinho todas as sugestões que forem discutidas neste encontro”, afirmou.
Publicidade
O secretário de Educação, Wagner Machado, também prestigiou o evento. “Conhecemos muito bem nossos povos tradicionais, e nossas realidades. E encontros como este, de debates, de discussão, de aprendizado, servem para evoluirmos enquanto sociedade”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Fiocruz debate influência da pandemia nas lutas das mulheres negras
A programação teve sequência com explanações sobre temas como segurança alimentar, conservação do solo, e apresentações culturais. No início da tarde o foco do debate foi direitos humanos voltado às mulheres, e roda de saberes tradicionais. Neste sábado, a programação tem continuidade. Saúde popular comunitária e agricultura familiar serão abordadas por palestrantes. O encerramento está previsto para às 16 horas.
Publicidade
O 1º Encontro de Povos Tradicionais de Santa Cruz do Sul é promovido pelo Compir, com apoio da Unisc, município de Santa Cruz do Sul, e Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat).
LEIA TAMBÉM: Por que ainda existe tanta desigualdade? Veja relatos e entenda a importância da representatividade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.