Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

18ª edição do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese é lançada oficialmente

As produções literárias já podem ser inscritas no Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese – edição 2022. O lançamento oficial foi realizado na tarde desta segunda-feira, 6 de junho, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Sobradinho. O gênero literário é livre e o tema desta 18ª edição é “Paz: o mundo em que quero viver”.

Estiveram presentes a diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desportos, Ivan Trevisan, presidente do Conselho Municipal de Educação, Catiéle Bonelli, representantes da Secretaria de Educação, de escolas estaduais e municipais, da Unisc, do Polo Regional de Ensino a Distância e membros do Conselho Municipal de Política Cultural e Academia Centro Serra de Letras.

Durante o lançamento, a professora aposentada Reni Jost Steiernagel recitou texto com o qual participou da última edição do concurso, cuja temática relaciona o tempo passado e o momento atual do ensino.

Publicidade

O secretário Ivan Trevisan parabenizou a todos que ajudam a construir este concurso e também pela qualidade dos trabalhos, bem como a contribuição dada à cultura e ao município.

A diretora Ingrid Hermes agradeceu a todos pela presença e divulgou o regulamento do concurso, o qual encontra-se a partir da tarde desta segunda-feira no Blog da Casa da Cultura Amário João Lazzari e página do Facebook, bem como impresso na Casa da Cultura e no site da Prefeitura.

A ficha de inscrição pode ser entregue pessoalmente na Casa da Cultura (no centro de Sobradinho), por e-mail ou via Correio. O prazo encerra em 30 de setembro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Conheça os vencedores do 17º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese

Podem participar cidadãos de qualquer naturalidade ou nacionalidade, divididos em três categorias: Infantil, Juvenil e Adulto. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3742-1804.

O concurso é uma promoção da Prefeitura de Sobradinho – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desportos, através do Departamento de Cultura – Casa da Cultura Amário João Lazzari.

Publicidade

Quando Dar a Volta ao Mundo é Pouco

Na semana em que foi lançada oficialmente a 18ª edição do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese, o documentário intitulado “Quando Dar a Volta ao Mundo é Pouco”, produzido em 2007, está sendo divulgado para as escolas e comunidade em geral, a fim de lembrar marcas importantes da trajetória desta grande personalidade que empresta nome ao Concurso.

O documentário, com aproximadamente 30min de duração, foi produzido e dirigido pelo jornalista Henrique Lindner, juntamente com Roberto Lambert e Denis Puhl, à época estudantes do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), durante a disciplina de Documentário I, ministrada pelo professor Jair Giacomini. A sugestão de trabalhar com esta temática, em reportagem, partiu do professor Demétrio de Azeredo Soster.

Natural de Sobradinho, o jornalista Valacir Cremonese ficou conhecido por seu espírito aventureiro. A viagem ao redor do mundo, na década de 1970, o levou a conhecer dezenas de países, pessoas e distintas culturas, dividindo sua experiência com a comunidade através das páginas do jornal Paladino Serrano e Rádio Sobradinho AM e, após, como chefe de Redação do jornal Gazeta da Serra.

Publicidade

Foto: Arquivo/ Reprodução documentário

De acordo com Henrique Lindner, o documentário chegou a ser exibido no centro de Sobradinho e em algumas escolas em anos passados e, atualmente, encontra-se disponível em seu canal no YouTube.

Segundo Lindner, Valacir era uma  pessoa pública, que despertava algumas conversas, questionamentos, por ter um estilo de vida mais peculiar. As pessoas se questionavam o motivo dele ter feito uma viagem ao redor do mundo, estudado fora e retornar para cá. Segundo o jornalista, esperavam que Valacir se tornasse uma grande celebridade, ‘muito importante’, e ele não foi atrás disso, o que de certa forma frustrou a população. Ele não queria isso, de ser celebridade. Queria uma vida simples.

Foto: Arquivo/ Reprodução documentário

Para Henrique, “falar sobre o Valacir é sempre muito bom”, e ficaram as lembranças e a vontade de ter convivido mais. Valacir morreu em dezembro de 2004, aos 57 anos de idade.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.