Categories: Centro-Serra

16º Festival Artístico e Cultural valoriza a juventude rural

A comunidade de Campo da Aviação, interior de Sobradinho, é palco do 16º Festival Artístico e Cultura da Arejur. Jovens rurais de todas as cidades da região se reúnem para um festa cujo objetivo é a valorização daqueles que permanecem na lavoura, tendo como propósito oportunizar momentos de reflexões, motivação e conhecimentos específicos aos jovens. O Festival Artístico e Cultural valoriza e destaca os talentos oriundos do campo.

A abertura oficial ocorreu por volta das 9h, com presença de autoridades e representantes de grupos de jovens. O presidente da comunidade de Campo da Aviação, Alcindo Kobs, destacou o empenho de todos os membros para a realização do evento. “O nosso pessoal não mediu esforços para tornar possível esse dia. estamos felizes em receber todos aqui”, disse. Também estiveram presentes o prefeito de Sobradinho Luiz Affonso Trevisan, o Gerente Técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Feron, o vereador Adão Weber, representando o Poder Legislativo, e demais autoridades.

As apresentações começaram com a dupla Lucas e Fernando, que interpretaram duas músicas. Após, alunos da Apae de Sobradinho também se apresentaram cantando duas músicas, com o acompanhamento do voluntário Valmor Gonçalves. Um dos momentos marcantes durante o evento, na parte da manhã, foi apresentação dos jovens rurais Maicon Alberto Ecke e Rudolfo Schneider. Ambos explanaram as potencialidades de suas propriedades e como vêm adequando e as tornando mais diversificadas. Conforme Maicon, que é o atual secretário de Educação de Segredo, muito do que sabe foi transmitido pelo avô. “Hoje conseguimos fazer muita coisa. É só trabalhar. esse é o meu recado para essa gurizada. Peço que permaneçam no campo e ouçam seus pais”, encerrou.

Publicidade

Schneider é referência em piscicultura. Possui 5 hectares de lâminas d’água, com cinco tanques para produção de peixes. Ele é técnico agrícola e especialista em educação ambiental. “Hoje temos mecanismos que nos oportunizam estudar também. A modalidade à distância é uma delas. E muitas vezes os custos são muito em conta”, destacou.

No final da manhã, dois grupos apresentaram peças teatrais envolvendo o meio rural. Os jovens de Linha Alta, interior de Candelária, dramatizaram sobre a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante a aplicação de agrotóxicos. Já o grupo de teatro da escola Casemiro de Abreu, de Tunas, lembrou o valor da diversificação da propriedade.
O evento segue durante a tarde com apresentações musicais.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.