Com os Festejos Farroupilhas 2024 oficialmente abertos na semana passada, na capital gaúcha, tendo como tema o Centenário de Jayme Caetano Braun e como patrono o músico Pedro Ortaça, foi promovido nesta sexta-feira (16) e sábado (17) o evento da 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, em Alegrete. O fogo símbolo gaúcho foi aceso com a participação de representantes do Brasil, Argentina e Uruguai, reforçando o tema da cerimônia neste ano: “Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras”.
Na quinta-feira, 15 de agosto, os cavaleiros da 14ª Região Tradicionalista se concentraram na sede da Confraria Cavaleiros da Serra, em Sobradinho, de onde partiram com direção a Alegrete, via Santa Maria – Rosário do Sul – Alegrete. Falando à Gazeta, o diretor de Cavalgada da 14ª RT, Marco Andres, destacou a presença de mais de 60 cavaleiros neste momento de embarque e saída de Sobradinho, no início da manhã, reunindo uma frota de ônibus e carretas, e também contando com equipe de apoio. Segundo Andres, ao final da cavalgada, em percurso já na região Centro Serra, deverão se somar mais cavaleiros, chegando em torno de 100 pessoas ao CTG Pousada das Carretas, em Arroio do Tigre, no dia 24.
Nesta sexta-feira, dia 16, foi gerada a Chama Crioula, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete, com ampla programação cultural. Já neste sábado, dia 17, pela manhã, foram distribuídas as centelhas, que saíram com os cavaleiros em desfile pelo centro da cidade de Alegrete após o ato.
Publicidade
No início do percurso de retorno, programado para este domingo, dia 18, os cavaleiros da 14ª Região Tradicionalista voltarão de Alegrete embarcados até o CTG Sentinela da Querência, em Santa Maria, de onde partirão, a cavalo, no dia 19, em direção a Silveira Martins, onde farão uma parada em uma propriedade particular, percorrendo 30 km. No dia 20 partem de Silveira Martins em direção a Faxinal do Soturno, acampando junto ao CTG Coração do Rio Grande, a percorrer um trajeto de 26 km. No dia 21, se deslocam de Faxinal do Soturno em direção a Agudo, no CTG Sentinela do Jacuí, fazendo um total de 27
km. Já no dia 22, sairão de Agudo até a propriedade dos Lopes, pela costa do Rio Jacuí, em mais 27
km de cavalgada.
Na sexta-feira, 23 de agosto, partem da propriedade particular dos Lopes em direção ao Salão Comunitário de Linha Salete, em Ibarama, em mais 27 km de trecho, onde haverá celebração de missa. O percurso final, no dia 24, sairá de Ibarama, pela manhã, passando por Linha São João, em direção ao CTG Pousada das Carretas, em Arroio do Tigre, com mais 16 km de cavalgada.
Na chegada, está previsto desfile com a centelha da Chama Crioula pelo Centro da cidade até a sede do CTG Pousada das Carretas, onde a centelha ficará guardada até ser distribuída às entidades para a Semana Farroupilha. Após haverá confraternização, com formalidades e entrega de certificados. Ao todo, serão aproximadamente 150 km em cavalgada, além do percurso embarcados, na companhia de familiares, fortalecendo laços de amizade, conhecendo outras regiões, paisagens, e celebrando as tradições.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.