Ainda hoje, em pleno século XXI, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação à higiene íntima e saúde da mulher. Cada uma das mulheres recebeu uma orientação diferente de suas mães, e quando amigas se encontram em um bate-papo comum, muitas dúvidas sobre mitos e verdades surgem.
Seja em relação ao uso de peças de roupa, ao anticoncepcional, questões ligadas a TPM e gravidez: são muitos os assuntos em relação à saúde da mulher que promovem dúvidas, por isso criamos um artigo com as principais verdades e mitos sobre o assunto.
Não existe nenhuma razão para usar o sabonete íntimo diariamente. A higiene pessoal pode ser facilmente feita com sabonetes comuns ou de glicerina.
Publicidade
As calcinhas de tecido sintético precisam ser evitadas apenas por pessoas que possuam algum tipo de alergia. Para as demais mulheres, o uso é livre.
O hábito de usar calças apertadas pode trazer danos à saúde da mulher porque esse tipo de roupa promove um aumento na temperatura da região genital feminina, que naturalmente é muito úmida, e acaba gerando assim um ambiente extremamente propício para proliferação de germes.
Não existe nenhum problema em fazer a depilação da área íntima conforme a mulher desejar. No entanto, para as que optarem pela depilação completa, vale manter uma atenção maior com a higiene pessoal.
Publicidade
Ficar com o biquíni molhado por um longo período cria um ambiente muito favorável para a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis por causar infecções, corrimentos e coceira.
Essa é uma das maiores dúvidas em mulheres mais jovens. O absorvente íntimo não tem capacidade para romper o hímen, logo, ele pode ser usado sem nenhum problema.
Além de poder aumentar o sangramento menstrual, o DIU de cobre também pode piorar as cólicas menstruais. Mas de uma maneira geral isso acontece apenas no primeiro mês. O ideal é que se procure um médico ginecologista para saber mais detalhes. No caso de ter um plano de saúde que cobre DIU, o acompanhamento será feito de perto. Já em postos de saúde o atendimento pode ser mais demorado, porém é direito da mulher.
Publicidade
Cólicas muito fortes durante o período menstrual, que levam a mulher a tomar medicamentos pesados ou mesmo a se dirigir a uma unidade hospitalar, não são normais e precisam ser estudadas. Geralmente, essas dores fortes são sinais de algum problema com o aparelho reprodutor, como a endometriose, por exemplo.
A candidíase é um corrimento acompanhado de coceira, provocado por um fungo que pode se desenvolver naturalmente na região íntima da mulher, o que não a torna uma doença sexualmente transmissível.
O uso do sutiã apertado na puberdade não prejudica o crescimento dos seios. No entanto, o bojo e alguns modelos podem ferir tanto a pele dos seios como o mamilo. Por isso, é fundamental o modelo seja confortável e do tamanho correto.
Publicidade
E você, já sabia desses mitos e verdades sobre a saúde da mulher?
This website uses cookies.