Conteúdos de marca

10 curiosidades sobre a reumatologia que vão te surpreender

Dia 15 de setembro foi o Dia Nacional do Reumatologista. Para celebrar a data, trouxemos 10 curiosidades sobre esta especialidade. São elas:

  1. Não é só para idosos: Muitas doenças reumatológicas como lúpus, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, síndrome de sjögren, entre outras, podem afetar os jovens – e também crianças. Engana-se quem pensa que só idosos devem procurar o médico reumatologista.
  2. Mais de 100 tipos de doenças: A reumatologia abrange o diagnóstico e tratamento de mais de 100 doenças diferentes, não é apenas o “reumatismo”. Na grande maioria delas, os sintomas principais podem ser dor ou rigidez articular, inchaço nas articulações, fadiga e manifestações cutâneas.
  3. Detetives da saúde: Reumatologistas são como detetives médicos, pois realizam investigações de sintomas complexos para chegar a diagnósticos precisos. Em muitos dos casos, o diagnóstico é feito por meio da união de análise clínica, exames laboratoriais e exames de imagem.
  4. Além das articulações: Doenças reumatológicas podem afetar diversos órgãos, como pele, olhos, pulmões e até o sistema nervoso. Existem as doenças reumáticas autoimunes, quem é quando o próprio sistema imunológico ataca as células de defesa do organismo, fazendo com que a doenças acabe “atacando” diversos órgãos quando não tratada corretamente.
  5. Mente e corpo conectados: O estado emocional pode influenciar significativamente o curso de doenças reumatológicas, tornando o cuidado psicológico um importante aliado para o tratamento.
  6. Alimentação como aliada: Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis são fundamentais no tratamento de muitas condições reumatológicas. Estudos já demonstram a eficácia e benefícios de um estilo de vida saudável para a completa remissão das doenças reumatológicas.
  7. Trabalho em equipe: Reumatologistas frequentemente trabalham em parceria com outras especialidades, como dermatologistas e gastroenterologistas, para um cuidado integral do paciente.
  8. Avanços tecnológicos: A reumatologia utiliza tecnologias de ponta, como ultrassom e ressonância magnética, para diagnósticos cada vez mais precisos.
  9. Tratamentos inovadores: Terapias biológicas e imunobiológicos revolucionaram o tratamento de várias doenças autoimunes nos últimos anos, possibilitando a completa remissão das doenças e devolvendo a qualidade de vida ao paciente.
  10. É possível viver com qualidade de vida: Muitas complicações de doenças reumatológicas podem ser evitadas com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Por isso, é sempre importante procurar o médico especialista ao primeiro sinal de alerta.

Qual dessas curiosidades mais surpreendeu você? Compartilhe nos comentários!

Saint Gallen – especialistas no diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes e reumatológicas

Se você ou alguém que você conhece enfrenta desafios relacionados a doenças autoimunes e/ou reumatológicas, saiba que existe um lugar para cuidar de você, em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. A Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde é a única clínica da região com um Núcleo de Terapias para Doenças Autoimunes.

Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para realização de tratamentos com o uso de imunobiológicos, possui ainda 6 médicos reumatologistas em seu Corpo Clínico: Dr. Eduardo Pochmann, Dr. Everton Hinterholz, Dra. Camila Schafer, Dr. Robson Gonçalves, Dra. Tatiane Fortuna Bruxel e Dra. Mônica Ribeiro de Campos. E o melhor: tudo isso em um ambiente acolhedor, com salas privativas e atendimentos realizados nas modalidades particular ou por convênio, como Ipê Saúde, Saúde Caixa, Amil, Bradesco Saúde, Geap, Cassi, Cabergs, entre outros. Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde. Santa Cruz do Sul (51) 3056 8686 e Vanâncio Aires (51) 3741 5353.

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.