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AVALIAR É TRI RS

Desempenho dos alunos da 6ª CRE fica abaixo da média em matemática

Foto: Freepik.com

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A 1ª edição do Avaliar é Tri RS de 2022 ocorreu nos dias 11, 14 e 15 de março e envolveu 624 mil estudantes de 2.147 escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A avaliação envolveu alunos do segundo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. O objetivo da ação é aferir continuamente o aprendizado das crianças e adolescentes e elaborar as intervenções pedagógicas mais adequadas. Trata-se de um diagnóstico dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Luís Ricardo Pinho de Moura, coordenador da 6ª CRE

O coordenador da 6ª Coordenadoria de Educação (CRE), Luís Ricardo Pinho de Moura, falou sobre os resultados da avaliação diagnóstica na região de abrangência da coordenadoria, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, nesta quinta-feira, 30. Segundo ele, se observou, em nível regional, que os alunos tiveram bom desempenho na Língua Portuguesa. “A nossa média nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, foi de 73% de conhecimento. Já o Ensino Médio trouxe uma média de 68%”.

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Por outro lado, o coordenador da 6ª CRE apontou que Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, apresentou-se como problema. “A nossa média está muito a desejar. Nos anos iniciais ela até permanece com uma média boa, de 75%. Já no Ensino Fundamental e Médio, ela cai para 49%. Não chegamos nem a 50%”, reflete.

Pandemia influenciou no resultado, diz coordenador da 6ª CRE

De acordo com o coordenador da 6ª CRE, a pandemia contribuiu muito. “A Matemática é um componente curricular que traz certa dificuldades para os alunos. Com a situação pandêmica, isso piorou. O professor precisa interagir muito com o aluno nessa área”, salientou.

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Ações estão sendo feitas nas escolas onde os percentuais estão mais baixos. Elas estão incluídas como escolas prioritárias e todos os professores irão passar por capacitação e qualificação, com apresentação de sugestões de exercícios e de aulas, com o intuito de aprimorar a prática pedagógica e o atendimento aos alunos. “Haverá monitoramento constante acerca das ações para o oferecimento de uma melhor aprendizagem. Os esforços estão sendo redobrados no Ensino Médio, principalmente nas turmas finais. A intenção é preparar os jovens para o mercado de trabalho e para o vestibular”.

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