Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Berço batista (I)

A Igreja Batista do Rio Grande do Sul nasceu na vila de Formosa, quando esta ainda pertencia a Santa Cruz Sul. Hoje, integra Vale do Sol. 

A história remonta a 17 de março de 1882, quando chegou à localidade o casal Frederica e Karl Feuerhamel e seus nove filhos. Eles eram da cidade de Retz (região da Pomerânia), da Alemanha. Batistas convictos, logo organizaram uma comunidade. 

Seus vizinhos Neitz-ke, Strey, Pitrowski, Waldow e outros foram evangelizados. Frederica era parteira e, no exercício da função, difundia sua crença. 

Publicidade


Henriette e August Matschulat

Em setembro de 1884, ocorreram as primeiras conversões: Guilhermina e Germano Neitzke. Em 1886, em uma barragem improvisada no arroio de Formosa, aconteceu o batismo por imersão de 40 novos crentes. O ato foi conduzido pelo irmão Frederico Müller, auxiliado por Germano.

A comunidade batista começou a crescer e, em 1893, chegaram a Formosa o pastor August Matschulat e sua esposa Henriette. Em 5 de outubro de 1893, ele fundou a Igreja Batista de Linha Formosa, com 45 integrantes, a primeira do Rio Grande do Sul.

Publicidade

August foi membro da guarda pessoal do Kaiser (rei) Wilhelm, da Alemanha. Nasceu na Prússia Oriental em 1853 e faleceu em Panambi (RS) em 1939. A igrejinha centenária que construiu ainda é usada.

No Brasil, a primeira Igreja Batista foi fundada em Salvador (Bahia) em 15 de outubro de 1882. Mas em março de 1882, Frederica e Karl já pregavam as ideias batistas no interior de Trombudo (Vale do Sol).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.